Diana Oliveira possui mais de 15 anos de experiência no setor financeiro, com uma carreira internacional que se estendeu por Portugal, Londres e, atualmente, Nova Iorque.
Frequentou o ensino secundário no Colégio Luso-Francês, no Porto, e licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Após realizar vários estágios em instituições bancárias no norte de Portugal, decidiu prosseguir os estudos em Londres, onde concluiu um Mestrado em Investment Management na CASS Business School. Durante este período, foi bolseira Santander e recebeu uma distinção simbólica – uma ação do banco – entregue pessoalmente por António Horta Osório, então CEO do Santander Abbey, em reconhecimento do seu desempenho académico.
Concluiu a Business School em plena crise financeira de 2008, o que a levou a ingressar naturalmente no setor dos produtos derivados, numa altura em que os mercados se focavam na resposta ao impacto do subprime. Iniciou a carreira como gestora de contas para asset managers especializados em instrumentos como IRS, CDS e equity swaps. Este contacto direto com o lado buy-side permitiu-lhe integrar o Deutsche Bank, na área de clearing brokerage, mantendo o foco em clientes institucionais.
Posteriormente, integrou a área de mutual e hedge funds dentro do Deutsche Bank, onde liderou uma equipa de trade support e colaborou com traders e structurers na criação e estruturação de produtos financeiros. Dois anos depois, foi convidada a liderar a equipa de trade support na área de Synthetic Equity, em Nova Iorque — desafio que aceitou e que a levou para os Estados Unidos, onde vive há mais de sete anos e meio.
Há três anos, iniciou uma nova fase da sua carreira na área de gestão de risco (Enterprise Risk Management), aplicando a sua visão transversal dos mercados e produtos financeiros na gestão de risco operacional, reputacional e estratégico. Atualmente, desempenha funções como Vice Presidente, Enterprise Risk Lead Manager no Deutsche Bank, em Nova Iorque.
Diana Oliveira é Conselheira de Portugal no Mundo desde junho de 2025.