Emanuel Medeiros

CEO

  • Empresa Sport Integrity Global Alliance
  • País Inglaterra
  • Setor Indústria

Fundador da European Professional Football Leagues, Emanuel Macedo de Medeiros esteve quase uma década ao leme das Ligas Europeias e duas décadas como CEO da World League Association.

Emanuel deixou os dois organismos internacionais de cúpula em 2014, após duas décadas à frente do futebol profissional português e internacional, para criar o ICSS EUROPE (atualmente ICSS INSIGHT). Foi CEO da organização entre 1 de abril de 2014 e 20 de julho de 2018.

Abandonou essa função para exercer a tempo inteiro o cargo de CEO da maior, independente, neutra e multi-stakeholder coligação global de integridade desportiva do mundo, a Sport Integrity Global Alliance (SIGA), cargo para o qual foi eleito por unanimidade.

Antigo membro do Comité da FIFA para o Futebol de Clubes e do Conselho Estratégico do Futebol Profissional da UEFA, Emanuel faz parte do Grupo de Peritos da União Europeia para a Boa Governação no Desporto desde a sua criação. É membro do Tribunal Arbitral do Desporto, membro do comité consultivo do Fórum Económico Mundial/ PACI e membro da Task Force da OCDE para o Combate ao Comércio Ilícito.

Emanuel é Embaixador de Portugal para a Ética Desportiva desde 2012.

Emanuel Medeiros é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde outubro de 2023.