Fabrícia de Almeida Henriques

Diretora Jurídica e de Compliance

  • Empresa Seguradora Internacional de Moçambique, S.A.
  • País Moçambique
  • Setor Seguros

Fabrícia tem um profundo conhecimento da lei moçambicana e da sua implementação prática. Nos últimos anos, a sua atividade incidiu essencialmente em fusões e aquisições e direito societário em geral, assessorando clientes e instituições nacionais e internacionais nos seguintes setores: oil & gas, energia, mineração, infraestruturas, construção, contratação pública, seguros, e desenvolvimento imobiliário.

Os projetos de investimento estrangeiro em que participou tiveram uma dimensão multijurisdicional, permitindo uma frutuosa colaboração com sociedades de advogados internacionais de referência e uma interação próxima com alguns dos principais stakeholders dessas indústrias e com os órgãos governamentais e relevantes autoridades.

Fabrícia contribui regularmente para diversas publicações internacionais.

Fabrícia vê o seu papel como parceira do cliente em vez de prestadora de serviços, mergulhando nas complexidades dos negócios do cliente.

Gerenciou uma equipa de 18 pessoas na HRA Advogados, liderando o escritório Legal Circle Mozambican.

Além de executar trabalhos legais, através de uma abordagem prática, Fabrícia supervisionou toda a operação e o seu papel compreendia: gestão de clientes, gestão de recursos humanos, treinamento on-the-job da equipe, implementação de procedimentos e monitoramento de ações internas da organização e desenvolvimento de negócios.

Fabrícia é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.