Francisco Henriques nasceu no Zambujal, concelho de Ourém. É casado com uma cidadã francesa e o casal tem duas filhas, de 13 e 14 anos, ambas com dupla nacionalidade.
Concluiu o ensino secundário no Colégio de São Miguel, em Fátima, e ingressou, em 1989, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, onde obteve a licenciatura em Gestão em 1994. Durante o percurso académico, participou no programa Erasmus em Reims, França, tendo concluído uma dupla licenciatura em parceria com o CESEM / NEOMA Business School.
Em 1994, foi convidado pelo grupo Roederer para integrar a empresa Adriano Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia, como controller financeiro. Após dois anos, decidiu regressar a Bordéus para realizar um mestrado com especialização em Direito da Vinha e do Vinho, na Universidade de Bordeaux Montesquieu.
De volta a Portugal, trabalhou mais dois anos na Ramos Pinto e, posteriormente, no grupo Amorim (Porto Burmester e Barrancarnes).
Entre 2003 e 2008, foi Diretor-Geral da Adega de Borba, onde liderou um processo de profissionalização da gestão e impulsionou a expansão internacional das vendas da cooperativa.
Desde 2008, reside na China, onde exerce funções como CEO da CWS – China Wines and Spirits Ltd, empresa do grupo francês ELAN, do qual é também investidor.
Francisco Henriques é Conselheiro de Portugal no Mundo desde maio de 2025.