Francisco Veloso

Dean

  • Empresa INSEAD
  • País França
  • Setor Educação

Desde 2023, Francisco Veloso atua como Dean do INSEAD. Anteriormente, foi Dean da Imperial College Business School e Professor e Diretor na Católica Lisbon School of Business & Economics, sendo que ainda mantém uma posição como Professor Catedrático Convidado na Universidade Carnegie Mellon, onde desenvolveu uma parte importante da sua carreira.

A sua investigação foca-se em inovação e empreendedorismo de base tecnológica. Tem dezenas de publicações em revistas científicas de referência e ganhou vários prémios pelas suas contribuições. Contribui regularmente como administrador não executivo, consultor e assessor de startups, empresas estabelecidas, universidades e governos em todo o mundo.

É atualmente Membro Não Executivo na Arica Holding b.v., Movendo Capital b.v. e na Maingreen Capital Partners, SA. Fez parte do órgão consultivo RISE – Research, Innovation and Science Experts para o Comissário Europeu da Ciência, Tecnologia e Inovação. Presidiu ainda ao Conselho Consultivo da Associação Portuguesa dos Business Angels e foi membro dos Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação e Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia para o Governo de Portugal.

Francisco tem um doutoramento em Gestão de Tecnologia e Políticas Públicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), bem como um MSc em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo ISEG e uma Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica pelo Técnico, ambas escolas da Universidade de Lisboa.

Francisco Veloso é Conselheiro da Diáspora Portuguesa desde 2020.