Graciete Ferreira

Diretora Não-Executiva

  • Empresa Precast Projects Pty Ltd
  • País Austrália
  • Setor Construção

Graciete Ferreira tem uma extensa carreira de mais de 30 anos no sector da construção. Originária de Portugal, a sua decisão de se mudar para a Austrália em 1987 continua a ser uma das suas escolhas mais importantes e gratificantes. Apesar de ter enfrentado inúmeros desafios durante a sua educação, que incluiu frequentar oito escolas diferentes, Graciete aperfeiçoou um nível notável de adaptabilidade.

Atualmente, ocupa cargos de direção na Pacific Formwork Pty Ltd, Precast Projects e Formcast, empresas criadas pela sua família e atualmente geridas pela geração mais nova. A sua dedicação fervorosa à segurança na construção e a defesa de uma maior participação feminina conduziram a marcos inovadores na sua carreira. Graciete foi eleita como a primeira mulher e presidente de subcontratação da Master Builders ACT, o que representa um feito significativo. Além disso, tem a distinção de ser a primeira mulher nomeada para o MBA National Board, onde atualmente preside o comité nacional de Finanças. Para além das suas funções em várias organizações relacionadas com a construção, formação e segurança, Graciete contribui ativamente para conselhos comunitários como o conselho da PCYC e é atualmente presidente da Canberra Portuguese Association.

Motivada pelo compromisso de retribuir à sua comunidade adotiva, Graciete participa ativamente em iniciativas de angariação de fundos e campanhas de sensibilização. A sua resiliência e determinação foram evidenciadas através das suas múltiplas participações no CEO sleepout e na desafiante conclusão do Oxfam 50km trail walk em 2022.

As contribuições e realizações inabaláveis de Graciete têm merecido reconhecimento, incluindo prémios de prestígio como o Crystal Vision Award da NAWIC (ACT) e a estimada Medalha de Ouro da Ordem de Mérito presentiada pelo Governo português.

Graciete Ferreira é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2023.