Isabel Capeloa Gil

Reitora

  • Empresa Universidade Católica Portuguesa
  • País Portugal
  • Setor Educação

Isabel Capeloa Gil é a 6.ª Reitora da Universidade Católica Portuguesa, cargo que exerce desde 2016. É também Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), desde 2018.


Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é mestre em Estudos Alemães pelas mesmas instituições. Estudou na Ludwig Maximilian Universidade, em Munique, e na Universidade de Chicago, em Chicago, doutorando-se em Estudos Alemães na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, da qual foi diretora entre 2005 e 2012. O seu trabalho de investigação tem contribuído para a definição do campo dos Estudos de Cultura. Na gestão universitária, tem-se destacado no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e investigação da Universidade, da qual foi Vice-Reitora entre 2012 e 2016 e responsável pelos pelouros de Investigação e Internacionalização.


Pertence e tem ocupado cargos de gestão em diversas associações científicas nacionais e internacionais, das quais se destacam a ICLA (International Comparative Literature Association) e a ICA (International Communication Association). É ainda membro do European Council of Foreign Relations, do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Conselho de Administração da Fundação UCP.