João Canas nasceu em Águeda (Distrito de Aveiro, Portugal), em 1976.
Atualmente trabalha na NEOM (Divisão de Governança, Políticas e Estratégia), sendo responsável por criar, desenvolver, implementar e gerir quadros regulatórios, programas, procedimentos operacionais padrão e planos de Gestão de Riscos Ambientais e de Emergências. Também lidera o estabelecimento e o fortalecimento de parcerias e cooperação com partes interessadas internas e externas, órgãos internacionais, regionais e locais, com o objetivo de desenvolver liderança e visibilidade para todas as estratégias associadas. É responsável ainda pelo desenvolvimento e implementação de estratégias de Redução de Risco de Desastres (DRR), para prevenir novos riscos, reduzir os riscos existentes e gerir o risco residual, contribuindo assim para o fortalecimento da resiliência e o alcance do desenvolvimento sustentável.
Coordena as estratégias e políticas de DRR, definindo metas e objetivos em diferentes horizontes temporais, com alvos concretos, indicadores e prazos definidos, com o objetivo de evitar a criação de riscos, reduzir os riscos existentes e fortalecer a resiliência económica, social, ambiental e na área da saúde.
Paralelamente, lidera a implementação de um Programa abrangente de Proteção Ambiental, com foco em Resposta a Poluição por Óleo (áreas marinhas e costeiras), gerando capacidades para identificar, gerir, reduzir e mitigar riscos ambientais, bem como preparar-se e responder a emergências ambientais na região de NEOM, entregando diferenciais chave com base nas melhores práticas e normas internacionais, de modo a contribuir para a concretização da visão NEOM e da Visão Saudita 2030.
É um consultor sénior experiente, formador e conselheiro (principalmente na Europa e na região MEA – Médio Oriente e África), especializado em Ciências do Risco, Proteção Civil, Gestão de Emergências, Planeamento e Resposta a Emergências, Contingências Civis, Gestão de Crises e Riscos, Continuidade de Negócio (BCM), Programas de Mitigação e Sensibilização, Programas de Resiliência Urbana e Capacitação, Redução e Gestão de Risco de Desastres, Estratégias de Prevenção e Segurança contra Incêndios, Serviços de Emergência e Salvamento, Primeiros Socorros, Segurança Pública, Estratégias de Resiliência, Proteção Ambiental, HSSE (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Energia), entre outros temas relacionados à segurança – tanto no setor privado (como construção civil, indústrias pesadas, petróleo e gás, educação, hotelaria, saúde, grandes eventos desportivos, etc.) como no setor público (municípios, governos locais, estados membros e não membros da UE, região MEA, etc.).
Anteriormente, foi PMC (Project Management Consultant) por uma multinacional focada em Gestão de Emergência, Segurança Contra Incêndios e SH&E no Qatar, destacado para a Lusail City e Qatari Diar, entre 2019 e 2023. Entre 2016 e 2017, foi também membro e presidente do Comitê SH&E, liderando proativamente o desempenho de segurança, saúde e meio ambiente do projeto.
Foi ainda Subchefe de Bombeiros (de 2006 a 2017) no Corpo de Bombeiros de Águeda (Portugal), ao qual se juntou ainda jovem como cadete, tendo desenvolvido grande parte da sua carreira como bombeiro (de 1991 a 2006). Desde 2017, é Oficial Principal de Bombeiros (na reserva).
Ao longo da sua carreira, frequentou inúmeros cursos, workshops e formações, nacionais e internacionais, em instituições como: ONU, UNDRR, UNEP, UNITAR; Proteção Civil da UE; Geneva Centre for Security Policy; International Centre for Parliamentary Studies; Institute of Leadership; SHRDC (Coreia do Sul); UCLG; Metropolis; IPCB; Universidade de Coimbra; Porto Business School; ISCTE; HEC Paris; FEMA; IAEM; NFPA; CFPA; ISO; BSI; EFQM; Programa Europeu de Intercâmbio de Especialistas em Proteção Civil; Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência; Autoridade Nacional de Proteção Civil; Instituto da Defesa Nacional; INEM; Escola Nacional de Bombeiros; QCDD; NEOM, entre outras entidades.
Formação académica: é licenciado em Proteção Civil (Gestão de Emergências) e possui diversos cursos executivos avançados e programas educacionais, incluindo pós-graduações em Ciências do Risco; Resiliência; Redução e Gestão de Riscos de Desastres; Diplomacia Multilateral; Liderança; Prospetiva Estratégica; Geopolítica e Geoeconomia; Ambiente & Segurança; Segurança Humana e Clima; Megatendências; Mudança Organizacional e Excelência, entre outros.
Ao longo dos anos, também acumulou experiência como docente, formador e conselheiro em Gestão de Emergências e Proteção Civil, em diversos cursos, formações e programas académicos.
Participa regularmente em seminários, conferências, cursos de formação, exercícios e reuniões técnicas sobre temas como Liderança, Análise de Prospetiva, Gestão de Emergências, Planeamento e Resposta, Bombeiros, Segurança Contra Incêndios, Prevenção de Perdas, Resiliência, Continuidade de Negócio, Gestão de Riscos, Redução de Riscos de Desastres, Ambiente & Segurança, HSE, entre outros, incluindo o desenvolvimento e revisão de programas de emergência, estratégias, políticas e planos, bem como campanhas de sensibilização pública e programas de preparação para emergências.
O seu objetivo é continuar a expandir os seus esforços nesta área, explorando melhores métodos para servir e proteger pessoas, o ambiente e património.
João Canas é Conselheiro de Portugal no Mundo desde março de 2025.