João Graça Gomes

Engenheiro Sénior de I&E

  • Empresa China Three Gorges Corporation
  • País China
  • Setor Energia

João Graça Gomes é um engenheiro sénior de I&D no Shanghai Investigation, Design and Research Institute (SIDRI) e no Sino-Portuguese Centre for New Energy Technologies (SCNET), uma joint venture da China Three Gorges Corporation e EDP. O seu trabalho foca-se em desenvolver projetos de investigação na área da energia, em especial planeamento energético, armazenamento de energia e eólica offshore. Antes de ingressar na SIDRI, João trabalhou na Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) como Analista de Políticas Energéticas e atuou como assistente letivo na Universidade de Lisboa e na Shanghai Jiao Tong University (SJTU). Possui um Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente pela Universidade de Lisboa e um mestrado em Engenharia da Energia pela SJTU. Publicou vários artigos científicos e colaborou em relatórios de organizações internacionais como o Banco Mundial, Bioenergy Europe, o REN21, World Energy Council e outros.
Devido à sua pesquisa e contribuição para o setor da energia, recebeu vários prémios, de várias instituições de renome como a Ordem dos Engenheiros, Institution of Engineering and Technology, China Three Gorges Corporation e o prémio Outstanding International Student do Ministério da Educação da República Popular da China.
João é também membro da direção do programa FEL 100 (Future Energy Leaders 100) do World Energy Council, membro da direção do programa Future Energy Leaders Portugal e embaixador do Pacto Ecológico Europeu.
João Graça Gomes é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.