João Paulo da Silva

VP Sénior e Diretor Geral da SAP Europa do Sul e África Francófona

  • Empresa SAP
  • País Espanha
  • Setor IT

João Paulo da Silva é vice-presidente sénior e director geral da região Europa do Sul e África Francófona (SEFA) da SAP – função que desempenha desde janeiro de 2018. Este cluster é constituído por 24 países e mais de 1.000 profissionais da equipe da SAP focados em ajudar as empresas a inovar com tecnologia que adapta os seus modelos de negócio à actual economia digital.

João Paulo está na SAP desde 1996. Antes de liderar o cluster SEFA da SAP, ele atuou como diretor geral da SAP Espanha, onde liderou a organização para se tornar um dos mercados da SAP que mais cresce na Europa. Ele também ajudou a transformar a organização numa das melhores empresas para trabalhar no mercado espanhol. Na SAP, João Paulo ocupou várias posições de liderança internacional em marketing e vendas em toda a Europa.

Em 2019, João Paulo foi certificado como Director Não Executivo pelo INSEAD, e em 2020 fez parte de um grupo de directores internacionais do INSEAD para co-fundar o ID29 Think Tank. O objetivo do ID29 é estabelecer e promover boas práticas, insights e conscientização sobre temas de bom governo para o público em geral.

João Paulo começou sua carreira como empresário e co-fundou uma empresa de serviços para as indústrias de TI e Agricultura em Portugal na década de 1990. Durante a carreira profissional viveu em Lisboa, Milão, Barcelona e agora em Madrid. Fala cinco idiomas: português, espanhol, inglês, italiano e francês.

Formado em Matemática Informática pela Universidade Beira Interior (Portugal), João Paulo também concluiu uma pós-graduação em Marketing na Universidade Católica (Portugal), uma pós-graduação em Gestão Empresarial pela ESADE / CV Consultores (Espanha) e um curso de Liderança de Transformação pela IMD Business School for Management (Suíça).

Apaixonado pela inclusão no local de trabalho, João Paulo é sponsor executivo da SAP Business Women’s Network na Espanha.

É membro da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2021.