João Pedro Taborda

Vice-Presidente para Assuntos Governamentais na Europa

  • Empresa Embraer
  • País Países Baixos
  • Setor Indústria

João Pedro Taborda é Vice-Presidente para Assuntos Governamentais na Europa da multinacional aeroespacial Embraer. A empresa tem hoje a sua sede regional em Amsterdão, e João Taborda é responsável por assuntos com governos, com ênfase em políticas públicas com impacto para o Grupo, incluindo no ambiente da União Europeia.

É licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, escola onde obteve também o grau de Mestre em Gestão de Tecnologia e Políticas de Engenharia com especialização no tema de compensações económicas associadas a aquisições públicas. Em 2018 completou um Mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais na Escola Diplomática de Genebra, GSD, especializando-se no tema de Aviação Humanitária.

Esteve envolvido desde 2006 na equipa que conduziu as negociações com o Governo Português que resultaram na instalação em Évora, em 2012, de duas novas fábricas para a construção de segmentos em materiais e materiais compósitos destinados aos produtos da Embraer.

Trabalhou ainda na equipa que estudou a viabilidade e anunciou em fevereiro de 2014 a implantação em Évora do Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer na Europa, segundo do género fora do Brasil.

Mais tarde, e enquanto membro da Direção Executiva da OGMA, trabalhou entre 2019 e 2023 no projeto para a implantação em Alverca de um novo centro Autorizado para a manutenção de motores de aeronaves de nova geração.

Para além dos temas de políticas públicas, coordena as atividades político-institucionais no apoio a campanhas de vendas da Embraer junto de clientes públicos como Forças Armadas e companhias aéreas estatais.

João é Professor Auxiliar Convidado no ISEG, e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014, onde integra a atual equipa de Direção desde 2021.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014.