José Cláudio Silva

Design Partner

  • Empresa 10 Design
  • País Singapura
  • Setor Construção

José licenciou-se em Arquitetura, na primeira turma do recém-criado curso do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. O último ano da licenciatura foi completado em Barcelona, na ETSAB-UPC, ao abrigo do Programa Erasmus.

Em Janeiro de 2004 emigra para Macau para trabalhar no atelier do seu Professor Manuel Vicente onde permaneceu até Dezembro de 2006. Nesta altura mudou-se para Hong Kong para trabalhar num Gabinete de Arquitetura bastante grande e com muitos Projetos em Macau – Aedas. Em Fevereiro de 2008 a Aedas convidou o José a integrar a equipa de Projeto do Marina Bay Sands em Singapura. Em 2021 o José cofundou o Estúdio da empresa 10 Design em Singapura onde permanece até hoje.

No seu percurso em Singapura, José foi o líder de Design e Projeto do Skypark até abertura do Projeto em Agosto de 2010 e tem sido o líder de equipas e múltiplos Projetos no Sudeste Asiático (Indonésia, Filipinas, Maásia, Vietnam, Cambodja), Índia e Médio Oriente (Oman, Emirados Árabes Unidos, Egipto) entre outros, ocasionalmente, na China. Vários Projetos são galardoados e publicados em diversas revistas e livros de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

No período em Singapura o José foi um dos fundadores do CEPS (Conselho Empresarial Português de Singapura em 2012), fundou e abriu o primeiro restaurante Português em Singapura (“Boca” em 2015), foi un dos fundadores da Associação Portuguesa de Singapura onde é atualmente, um dos membros da Direção.

José Cláudio Silva é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde outubro de 2023.