José Manuel Durão Barroso

Presidente da Mesa do Conselho da Diáspora

Chairman da Goldman Sachs International

Chairman do GAVI (Vaccine Alliance)

  • País Reino Unido
  • Setor InvestimentoSaúde

José Manuel Durão Barroso (Lisboa, 1956) é atualmente Presidente do Conselho de Administração da Gavi, Aliança Global das Vacinas. É igualmente Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa, onde desempenha as funções de Diretor do Centro de Estudos Europeus no Instituto de Estudos Políticos

Foi Primeiro Ministro de Portugal (2002/2004) e Presidente da Comissão Europeia durante dois mandatos (2004/2009 e 2009/2014).

É também Presidente da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora Portuguesa e Chairman do seu EurAfrican Forum.

É ainda Presidente e Administrador não executivo de Goldman Sachs International, Londres.

Nestas últimas funções, e entre muitos outros domínios, teve especial papel de liderança na integração dos novos estados membros da UE – que entre o primeiro e o último ano dos seus mandatos passou de 15 a 28 países, nas negociações para a aprovação do Tratado de Lisboa e também no lançamento do chamado programa 2020 de Câmbio Climático e Segurança Energética, assim como na resposta à crise financeira e da dívida soberana.

Na sua longa carreira política desempenhou funções governativas durante doze anos (Secretário de Estado da Administração Interna, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ministro dos Negócios Estrangeiros, para além de Primeiro Ministro) e também funções partidárias, nomeadamente Presidente do Partido Social Democrata e nessa qualidade líder da Oposição, e parlamentares (Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia da República). No âmbito político-diplomático destaca-se o seu papel como mediador do processo de paz para Angola (“Acordos de Bicesse”) e também o apoio ao processo de paz em Moçambique assim como o início das conversações diretas com o Governo da Indonésia, sob mediação do Secretário Geral das Nações Unidas, que viriam a conduzir a independência de Timor-Leste. Teve também papel de relevo na criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No âmbito académico, após licenciatura e mestrado em Direito (Universidade de Lisboa) e mestrado em Ciências Económicas e Sociais – Ciências Políticas e mestrado em Estudos Europeus (Universidade de Genebra) viria a ser nomeadamente Professor Convidado nas Universidades de Georgetown e de Princeton (EUA). Atualmente é Professor Convidado no Instituto Universitário Europeu (Florença), para além de Non-Resident Scholar na Universidade de Princeton.

Foi fundador e Diretor da Revista de Ciência Política, primeira publicação especializada dessa área em Portugal. Tem vários livros e artigos de caráter político e universitário publicados em Portugal e no estrangeiro.

Foram-lhe atribuídos doutoramentos honoris causa em mais de trinta prestigiadas universidades nacionais e internacionais: Genebra, Georgetown, Pittsburgh, Edimburgo, Universidade Técnica de Lisboa, Roma Sapienza, Universidade Hebraica de Jerusalém, Brasília, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Kobe, entre outras.

Recebeu as mais altas condecorações de dezenas de países, incluindo Portugal (Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Colar da Ordem do Infante Dom Henrique), Brasil, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Polónia, Finlândia, Lituânia, Estónia, Hungria, Ucrânia, Cabo Verde, Timor Leste, Marrocos, Ordem Soberana de Malta, etc.

Entre outras distinções, destacam-se: Prémio Europeu Carlos V – Fundación Academia Europea de Yuste, Espanha; Distinguished International Leadership Award – Atlantic Council, Washington DC; Prémio Quadriga, Berlin e a Medalha «Sciat et Serviat» da Federação Internacional das Universidades Católicas.

Recebeu as chaves de ouro ou é cidadão honorário de Lisboa, Rio de Janeiro e Atenas, entre outras cidades.

Em nome da União Europeia recebeu o Prémio Nobel da Paz e fez, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, o discurso formal de aceitação do mesmo (Oslo, 2012).

Em nome da COVAX recebeu o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa (Lisboa, 2022).

Fez inúmeras conferências em algumas das mais prestigiadas instituições internacionais (políticas, diplomáticas, universitárias e outras) e é regularmente convidado como keynote speaker em eventos de natureza académica ou empresarial.

É viúvo (de Margarida Sousa Uva, falecida em 2016) e tem três filhos, Luís, Guilherme e Francisco, dois netos, Manuel e José, e uma neta, Benedita.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014.