Manuela Ferro

Vice Presidente, Asia e Pacífico

  • Empresa Banco Mundial
  • País EUA
  • Setor Banca

Manuela Veiga Ferro lidera as Operações do Banco Mundial na zona da Ásia e Pacífico desde Setembro de 2021.
Na sua função atual, Manuela Ferro é responsável pelas operações do Banco Mundial em 38 paises, incluindo a China, Indonésia, Filipinas, Singapura, Timor Leste, Tailândia e Malásia. O portfólio do Banco Mundial nesta região operações de 150 mil milhões de dólares nas áreas do desenvolvimento económico, políticas fiscal e financeira, transporte, energia, educação e saude. No último ano fiscal financiou projectos em 28 paises no valor de mais de 7 mil milhões de dólares.
Lidera uma equipa de 1100 pessoas, das quais 850 residentes na Ásia e Oceânia. Durante os 4 anos anteriores foi a Vice Presidente responsável pela política operacional do Banco Mundial, incluindo o programa de resposta à pandemia. Fez também parte da equipa que negociou os dois aumentos de capital do Banco Mundial.
Manuela Veiga Ferro tem nacionalidade Portuguesa e e’ Doutorada em Economia pela Universidade de Stanford, na California. Foi bolseira Fulbright e da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.
É natural de Lisboa e casada com o Professor Denis Wirtz, cidadão Belga e Americano, Vice Provost of Research na Universidade de Johns Hopkins.
Manuela Ferro é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2017.