Maria Ramos

Presidente

  • Empresa AngloGold Ashanti
  • País África do Sul
  • Setor Indústria

Maria Ramos é uma líder corporativa e banqueira que foi nomeada presidente da AngloGold Ashanti, em dezembro de 2020, tendo atuado anteriormente no seu Conselho Administrativo. Foi também nomeada para o conselho do Standard Chartered PLC como diretora não executiva independente, em janeiro de 2021, e atua como diretora não executiva independente no conselho da Compagnie Financière Richemont SA.
Maria Ramos atuou nos conselhos da Public Investment Corporation (PIC) e do Saudi British Bank (SABB) até dezembro de 2020. Foi CEO do Absa Group Limited (anteriormente Barclays Africa Group Ltd) até 28 de fevereiro de 2019, quando se afastou do negócio. Durante o seu mandato, a Ramos liderou o Grupo através de uma série de marcos significativos incluindo a aquisição dos bancos subsidiários do Barclays Plc na África para criar o Barclays Africa Ltd em 2013 (o Barclays Plc era o acionista majoritário com 62,3%). Após a decisão do Barclays Plc em 2016 de vender sua participação controladora, Ramos negociou a transação de venda e iniciou o complexo processo de separação envolvendo vários reguladores. Também desenvolveu a nova estratégia para a instituição pan-africana autônoma, bem como a atualização da marca na África do Sul e a mudança de nome da empresa listada.
Antes de ingressar na Absa como Diretora Executiva do Grupo em março de 2009, Ramos foi Diretora Executiva da Transnet Ltd, prestadora de serviços de logística e transporte de carga estatal, por cinco anos, e conduziu a Transnet através de uma reviravolta financeira, cultural e operacional significativa. Ramos foi Diretora-Geral do Tesouro Nacional da África do Sul por oito anos. Durante sua gestão, liderou a equipe que fundiu as secretarias da Fazenda e Despesas do Estado para a criação do Tesouro Nacional. Este também foi um período de mudanças significativas em todos os aspectos das finanças públicas da África do Sul, desde a reforma fiscal até reformas institucionais de grande escala, incluindo reformas legislativas. O Tesouro Nacional transformou-se em uma das mais efetivas e eficientes secretarias estaduais do administração pós-apartheid. Como DG, também representou a África do Sul em várias instituições internacionais importantes, incluindo os deputados do G20 1997-2003, bem como os comitês relevantes do FMI e BM, AfDB, SADC. Exercendo funções como membro da Equipe de Trabalho sobre a Reforma da Arquitetura Financeira Global e membro do Conselho Consultivo de Economistas Chefes do Banco Mundial, e, ainda como economista no Departamento de Planejamento Econômico do Congresso Nacional Africano e desempenhou um papel ativo na redação do capítulo sobre finanças na Constituição Provisória da África do Sul. Co-presidiu a Força-Tarefa do Secretário-Geral sobre Financiamento Digital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de outubro de 2018 a agosto de 2020, quando o Relatório Final foi lançado.
Atualmente, Maria Ramos é membro do Grupo dos Trinta, atua no Conselho Consultivo Internacional da Escola de Governo Blavatnik, Universidade de Oxford, e atua como membro do Grupo Consultivo de Alto Nível sobre Recuperação e Crescimento Sustentável e Inclusivo (HLAG). Anteriormente, desempenhou funções no Conselho Consultivo do Bretton Woods Comitê e Conselho Consultivo Global de Relações Exteriores (EUA). Tendo, também, sido membro do Conselho de Negócios Internacionais do FEM, que presidiu por dois anos. Ela é membro do IWFSA (Fórum Internacional de Mulheres na África do Sul). No passado, atuou como diretora não executiva e independente nos conselhos da Sanlam Ltd, Remgro Ltd e SABMiller PLC. A sua contribuição foi reconhecida através de inúmeros prêmios. Ela foi classificada na pesquisa anual da Fortune das 50 mulheres mais poderosas nos negócios por vários anos.
A Maria Ramos obteve um Diploma do Instituto de Banqueiros (CAIB) em 1983. Sendo também licenciada em Comércio pela Universidade de Witwatersrand (Wits), em Comércio com Honras em Economia (Witts) e Mestre em Ciências (Economia) pela Universidade de Londres (SOAS).
Académica bem-sucedida, Ramos lecionou em várias instituições, tendo recebido o seu doutorado honorário das Universidades de Stellenbosch e Free State.
Maria Ramos é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.