Mário Monteiro

Professor Catedrático

  • Empresa Universidade de Guelph
  • País Canadá
  • Setor Educação

Mário Artur de Sales Monteiro é Professor Catedrático no Departamento de Química da Universidade de Guelph (Guelph, Canadá). Previamente, após o doutoramento em 1996 pela Universidade de York (Toronto, Canadá), foi Cientista-Investigador no National Research Council of Canada em Ottawa (1997-2000) e na Wyeth (agora parte da Pfizer) nos Estados Unidos (2001-2003). Mário Monteiro nasceu em Lisboa, mas cresceu em Aldeias, concelho de Gouveia (Serra da Estrela), onde completou o ensino básico.

As suas investigações focam-se no desenvolvimento de novas vacinas. Entre as mais notáveis descobertas, destacam-se as que resultaram em vacinas contra bactérias causadoras de doenças gastrointestinais, principalmente diarreia, com três vacinas já tendo alcançado ensaios clínicos em seres humanos (2014, 2022 e 2023) nos Estados Unidos.

O seu trabalho tem sido bem-visto por peritos e público em geral, resultando em honráveis reconhecimentos como: (i) um primeiro prêmio em 1992 (província do Ontário) por pesquisas feitas durante os estudos universitários; (ii) votado uma das 50 mais influentes pessoas em termos globais no ramo das vacinas (2014); (iii) prêmio de excelência profissional pela Federação de Profissionais Luso-Canadianos em 2015; (iv) prêmio inaugural de inovação da Universidade de Guelph em 2016; (v) prêmio de Mérito do Munícipio de Gouveia em 2017; e (vi) imigrante do ano em 2018.

Embora tenha seguido a estrada das ciências, a sua paixão desde tenra idade são as belas-artes, área a que lentamente vai dedicando mais tempo.

Mário Monteiro é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde fevereiro de 2024.