Miguel Martins da Silva

Diretor de Cadeia

  • Empresa Dr Max Pharmacy Chain Penta Investments
  • País República Checa
  • Setor InvestimentoSaúde

Miguel Martins da Silva tem uma ampla experiência em gestão, em ambiente internacional, com projectos efectuados / entregues em mais de 20 geografias distintas em áreas de desenvolvimento de negócio, fusões e aquisições, gestão de cadeias de abastecimento e digitalização de negócios.
Durante a sua carreira profissional trabalhou para várias empresas e organizações e referenciais nos seus sectores de actividade. Destacam-se empresas como a Asea Brown Boveri, Boehringer Ingelheim, Geopost, Havi Logistics / McDonalds, Optimus, OniWay entre outras, em posições e projectos de cariz internacional.
Em 2014, Miguel Martins da Silva fixou-se na Alemanha como membro da Comissão Executiva e Administrador da Walgreens Boots Alliance, com um volume de negócios de cerca de 5 biliões de Euros. Durante esse período atuou adicionalmente como Administrador dos interesses de negócio da Walgreens Boots Alliance na Croácia e na Lituânia.
Em 2019, iniciou funções num dos mais prestigiados fundos de investimento da Europa de Leste suportando o desenvolvimento da área de negócio farmacêutica onde o Grupo e um dos maiores operadores de hospitais e se encontra a desenvolver uma das maiores rede de retalho farmacêutico multi-canal que conta já com mais de 2.500 farmácias com operações em 16 Países.
Miguel Martins é presentemente Chief Supply Chain Officer (CSCO) coordenando os projectos de investimento, standartização, inovação e desenvolvimento de todos os Países no âmbito do Grupo e adicionalmente suportando as actividades relativas ao desenvolvimento de fusoes e aquisicoes em complemento ao crescimento estrutural e orgânico do Grupo.
Licenciado em relações internacionais (especialização economica), detem um MBA da Frankfurt School of Finance and Management em conjunção com a Universidade Hospital John Hopkins – Carey Business School especializado em Gestão Internacional de Saúde. Focado num constante desenvolvimento pessoal possui adicionalmente diversas especializações nas áreas da digitalização e gestão de cadeias de abastecimento em prestigiadas escolas
internacionais.
Adicionalmente, Miguel Martins da Silva é membro não executivo e advisor de várias entidades Nacionais e internacionais, fundos de investimento e investidores individuais.
Baseado em Praga, na República Checa, onde vive com a sua família, o Miguel dedica os seus tempos livres à leitura e ao desporto de endurance, nomeadamente corrida, triatlo e ciclismo tendo efectuado centenas de provas de longa distância em diversas modalidades ao longo da sua vida e suportando a sua filosofia de vida, treinar todos os dias, aprender todos os dias e meditar todos os dias.
Miguel Martins da Silva é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.