Paulo Bártolo é Professor Catedrático (Cátedra Presidencial em Fabricação Aditiva) na Escola de Engenharia Mecânica e Aerospacial, da Nanyang Technological University (NTU) em Singapura. Na NTU, é também Diretor Executivo do “Singapore Centre for 3D Printing”, Director da Hub da National Additive Manufacturing Innovation Cluster (NTU) e coordena o programa de Doutoramento para alunos Portugueses financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
É Professor Honorário/Visitante em várias Universidades na China, Europa e América do Norte, e Consultor de diversas agências nacionais e internacionais de investigação cientifica, como a FCT e o European Research Council, e de vários Institutos internacionais de investigação, e é Fellow do CIRP (International Academy for Production Engineering). Em Portugal, é membro do Conselho Consultivo do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE), membro do Conselho Consultivo do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), e colabora ainda com o Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa e com o Centro de Investigação ESAD-IDEA.
Liderou e integrou a equipa de diversos projetos de investigação financiados pela A*STAR Singapura, Singapore National Research Foundation, EPSRC UK, Innovate UK, Fundação Bill e Melinda Gates, Royal Society UK, FCT, Agência Portuguesa de Inovação, Comissão Europeia e Indústria.
As suas principais áreas de investigação são a fabricação aditiva, produção inteligente e sustentável, bio impressão, biomateriais e medicina regenerativa, domínios em que publica nas principais revistas cientificas. Integra o Comité Editorial de diversas revistas cientificas internacionais, incluindo o International Journal of Extreme Manufacturing de que é Editor Associado, principal revista cientifica na área da manufatura e a primeira publicação neste domínio a obter um fator de impacto superior a 20. É coautor de mais de 250 artigos em revistas cientificas e de 24 livros.
Integra a lista dos 2% melhores cientistas do mundo (Universidade de Stanford/Elsevier), tendo recebido vários prémios e reconhecimentos públicos, incluindo o Prémio Kobayashi pela sua contribuição no domínio da ciência dos materiais e da engenharia; o titulo de Professor Honoris Causa do IPL; a Medalha de Ouro de Mérito das Comunidades Portuguesas do Governo Português, a Medalha de Mérito da Cidade de Leiria, diversos louvores publicados em Diário da Republica e atribuídos pelo Governo Português e pelo IPL.
Paulo Jorge da Silva Bártolo é Conselheiro de Portugal no Mundo desde junho de 2025.