Paulo Machado Ribeiro da Silva

Sócio

  • Empresa Górskie - Resorty
  • País Polónia
  • Setor Hotelaria

Desde Maio de 2018, Paulo Silva é Partner do grupo hoteleiro Górskie-Resorty, lider na Polónia no segmento de hotéis resort de montanha, com responsabilidade pela área de project finance e gestão de activos imobiliários.
É atualmente co-proprietário do Crystal Montain Resort, resort referência do grupo de categoria 5* com 500 quartos localizado em Wisła, projecto no qual foi directamente responsável desde a fase da sua concepção.
Iniciou a sua carreira em 1996 no grupo Mota-Engil tendo em 1997 integrado a equipa de gestão responsável pela abertura do mercado da Polónia. Entre 1997 e 2018 desempenhou funções de administrador financeiro executivo (CFO) da Construtora Mota-Engil Central Europe, Mota-Engil Real Estate CE e Mota-Engil Serviços Partilhados CE, bem como Administrador não-executivo de diversas subsidiárias do grupo na Europa Central (República Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia).
Executivo financeiro experiente e versátil, com mais de 25 anos de know-how em finanças corporativas e project finance bem como no planeamento e gestão estratégica de operações, tendo desempenhado um papel de reconhecido contributo no processo de internacionalização e diversificação da actividade do grupo Mota-Engil na Europa Central.
Paulo Silva foi Vice-Presidente da Câmara de Comércio Polónia-Portugal entre 2008 e 2018 e administrador da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas da Polónia entre 2016 e 2018.
É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo frequentado programas de formação para executivos na Kellogg School of Management na Northwestern University, Universidade Católica de Lisboa e na Universidad Autónoma de Madrid.
Paulo Silva é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.