Pedro Domingos

Professor de Ciências e Engenharia de Computação

  • Empresa Universidade de Washington
  • País EUA
  • Setor Educação

Pedro Domingos é Professor de Ciências da Computação na Universidade de Washington, em Seattle, e especialista em “machine learning”.

Pedro Domingos é autor do livro “The Master Algorithm”, lançado em 2015 e apontado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, como leitura obrigatória sobre a temática da inteligência artificial e “machine learning”. É também autor ou co-autor de mais de 200 publicações técnicas sobre esta matéria.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico em 1988 e doutorado em Ciências da Informação e Computação em 1997 pela Universidade da Califórnia em Irvine. Iniciou o seu percurso acadêmico como professor auxiliar no Instituto Superior Técnico, onde esteve dois anos, antes de se juntar à Universidade de Washington em 1999.

Pedro Domingos foi vencedor do “SIGKDD Innovation Award”, o prémio mais prestigiado na área do “data science”, e é “Fellow” da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (AAAI). Recebeu também diversos outros prémios e distinções, nomeadamente o Sloan Fellowship, NSF CAREER Award, Fulbright Scholarship e IBM Faculty Award.

Membro da Direcção Editorial do Machine Learning Journal; Co-fundador da International Machine Learning Society; e antigo editor associado do JAIR, uma das principais revistas científicas sobre a temática da inteligência artificial. Foi também Co-presidente das conferências KDD-2003 e SRL-2009, e integrou os comités dos programas da AAAI, ICML, IJCAI, KDD, NIPS, SIGMOD, UAI, WWW, e outras.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2016.