Pedro Machado

Membro do Conselho de Administração

  • Empresa Single Resolution Board
  • País Bélgica
  • Setor Banca

Pedro Machado é, desde 1 de março de 2020, membro do Single Resolution Board (SRB) e Diretor do Planeamento e Decisões de Resolução, estando-lhe confiado o pelouro do planeamento e decisões de resolução dos grupos bancários dos Países Baixos, Bélgica, Espanha e Irlanda e dos Grupos Bancários de países terceiros, designadamente Reino Unido, EUA, Canadá, Suíça e Japão.

Pedro Machado tem vindo a desempenhar várias funções nas áreas de regulação e supervisão bancárias há mais de 20 anos. Começou como consultor jurídico no BCE (2001-06) e no Banco de Portugal (2006-11), período durante o qual foi membro do Comité Jurídico do Sistema Europeu de Bancos Centrais (LEGCO). Foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças (2011-13) e, quando voltou ao Banco de Portugal, exerceu funções de Diretor-Adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal (2013-2014).

De 2012 a 2015, foi membro não-residente do Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento.

De 2015 até Agosto de 2017, foi sócio corresponsável de risco e regulação financeira na PwC Portugal (área de consultoria), tendo regressado ao Banco de Portugal como Diretor dos Serviços Jurídicos em Setembro de 2017, cargo que desempenhou até assumir as atuais funções no CUR.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez estudos de pós-graduação no Instituto Universitário Europeu (Florença). Foi assistente da Faculdade de Direito de Lisboa entre 1996 e 1998 e leciona com frequência em cursos de pós-graduação universitários ou cursos de formação executiva.

Pedro Machado é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde novembro de 2023.