Renata Ramalhosa

CEO e Co-Fundadora

  • Empresa Beta-i Brasil / Latam
  • País Brasil
  • Setor Consultadoria

Renata Ramalhosa conta com mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de governança, diplomacia económica, estratégia, sustentabilidade, inovação, diversidade, cultura e governança corporativa. A carreira de Renata estendeu-se a várias partes do globo, nomeadamente, Reino Unido, Portugal, França, Brasil e América Latina.

Em 2019, Renata fundou a Beta i-Brasil, uma consultadora global focada na inovação. Para além de CEO da Beta i-Brasil, Renata é também membro da Comissão de Inovação do IBGC, função que exerce desde 2020.

Ao longo da sua carreira, Renata foi membro do Conselho  Consultivo da Câmara de Comércio e Indústria do Brasil e exerceu diversas posições no Departamento de Comércio Internacional (DIT), nomeadamente Diretora para o Investimento da América Latina. Foi também Diretora do UKTI (UK Trade & Investments), trabalhando na dinamização de empresas britânicas no mercado português e de diversos outros países de língua portuguesa, como Angola, Moçambique e Brasil, e ainda, Diretora Comercial da Embaixada Britânica em Londres. Além destas funções, Renata foi ainda membro do conselho da Missão Diplomática britânica no Brasil, tendo recebido condecoração de oficial honorário da mais excelente ordem do império britânico por Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.

Na área do jornalismo, Renata Ramalhosa destacou-se ainda como colunista convidada na Época Negócios, revista de Negócios de referência do Grupo Globo.

Relativamente ao percurso académico, Renata é licenciada em Química Analítica pela Universidade de Aveiro,  completou um Bsc em Engenharia Ambiental na Universidade de Greenwich, um MSc em Gestão Ambiental e Economia pela Imperial College London, um curso em Educação Executiva e Economia para FCO pela London School of Economics and Political Science (LSE) e um curso em Educação Executiva, Liderança e Gestão de Pessoal pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.