Ricardo Caliço

CEO França

  • Empresa Caixa Geral de Depósitos
  • País França
  • Setor Banca

Ricardo Caliço, Diretor-Geral da Caixa Geral de Depósitos França, trabalha em Paris desde 2018, tendo desenvolvido a sua atividade profissional sempre ligado ao mercado financeiro. Possui experiência profissional em quatro Países (Portugal – 15 anos, EUA – 4 anos, África do Sul – 4 anos e França – 5 anos). Nos últimos 15 anos ocupou posições de “C – level” na Gestão de Ativos, Banca Corporativa e Banca de Retalho/Empresas.

Durante a crise soberana da zona euro, foi Diretor-Geral da unidade grossista da Caixa Geral de Depósitos em Nova Iorque (2010-2014), fazendo face às dificuldades de financiamento e regulamentares decorrentes desse período. Depois de 2014 mudou -se para a África do Sul para uma filial do Grupo Caixa Geral de Depósitos, dedicada à Banca Retalho/Empresas com o objetivo de desenvolver o negócio e depois vender o banco.

Venda do banco concluída com sucesso em 2018. No final de 2018, mudou -se para França para transformar e expandir a operação de banca de retalho/empresas da Caixa Geral de Depósitos, composta por 48 Agências, cerca de 550 trabalhadores e um ativo de 3,3Bn€.

Ricardo é licenciado em Economia pela Nova Business School (1995), tem uma pós – graduação em mercados e ativos financeiros pelo ISCTE Business School (1996).

Ricardo Caliço é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2023.