Sara Lima

Fundadora e CEO

  • Empresa Amalia Home Collection
  • País Estados Unidos da América

Sara Lima nasceu em Manchester e viveu lá até aos seis anos de idade, frequentando a pré-escola dos três aos seis anos. Depois disso, experienciou a sua primeira grande mudança quando se mudou para Braga, Portugal, onde viveu durante a sua adolescência.

Aos 17 anos, mudou-se para o Porto para estudar Marketing e Gestão no IPAM. Cercada pelo rio e pelo mar, o Porto rapidamente se tornou a cidade do seu coração. Durante a universidade, teve a incrível experiência de participar no programa Erasmus em Valência, Espanha, o que realmente abriu os seus olhos para diferentes culturas e formas de pensar.

Aos 23 anos, começou a trabalhar na empresa de têxteis para o lar da sua família. Durante esse período, completou um MBA Executivo na Católica Business School. Este programa inspirador levou-a a Barcelona, Espanha, e São Paulo, Brasil, adicionando mais carimbos ao seu passaporte e mais experiências à sua vida.

Aos 28 anos, em busca de novos desafios e aventuras, decidiu mudar-se para o estrangeiro. Em 2014, chegou a São Paulo. Começar do zero, sem os confortos de casa, não foi fácil, mas encontrou um emprego numa pequena empresa de recrutamento boutique. Teve a sorte de se adaptar rapidamente ao estilo de vida vibrante da cidade e fez muitos amigos. Acabou por ficar lá durante dois anos enriquecedores.

A crise económica no Brasil eventualmente levou-a de volta aos negócios da sua família em 2016. Desta vez, mudou-se para Nova Iorque, onde teve a oportunidade de criar, lançar e fazer crescer a marca Amalia Home Collection nos EUA. Adaptar-se ao ritmo acelerado e eficiente do estilo de trabalho americano foi o seu maior desafio, mas os seus três anos em Nova Iorque foram incrivelmente gratificantes.

Atualmente, vive em Miami, onde está há cinco anos. Sempre ávida por novas aventuras e movida pela paixão pelo crescimento contínuo, encontrou-se atraída por uma oportunidade extraordinária. Em dezembro de 2021, foi aceite no Programa de Gestão Geral (GMP 32) da Harvard Business School. De janeiro a maio de 2022, esteve profundamente imersa neste programa transformador, que proporcionou insights inestimáveis e impactou profundamente o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ao longo da sua carreira, procurou consistentemente novos desafios e oportunidades para se reinventar. Esta busca incessante pelo crescimento e adaptação tem sido definitivamente um aspeto definidor da sua jornada e moldou a pessoa que é hoje.

Sara Lima é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde junho de 2024.