Telma Teixeira da Silva

CEO

  • Empresa Panavídeo MZ
  • País Moçambique
  • Setor Entretenimento

Telma Teixeira da Silva é CEO e Directora de Conteúdos da Panavídeo MZ. Vive em Moçambique.

Iniciou o seu percurso profissional como sócia fundadora da Panavídeo em Portugal, onde por mais de 20 anos foi gestora, produtora, jornalista, coordenadora de conteúdos de programas para Tv e campanhas publicitárias, tendo sido responsável por inúmeros documentários sobre a vida e obra de destacadas personalidades da vida portuguesa. Desenha e produz o primeiro programa de televisão interactiva em Portugal – Noites Interativas e destaca-se também no Discovery Channel. Com o realizador António Pedro Vasconcelos produz vários documentários para a RTP, desenhando estratégias de comunicação e canais corporativos que implementa para diversos clientes.

Telma Teixeira da Silva produz campanhas publicitárias e conteúdos diversos para empresas como a McCann, BBDO, Accenture, Fundação Calouste Gulbenkian, TAP, UNICER, EDP, Galp, Renault, Montepio, Metropolitano de Lisboa, Diário de Notícias, entre outras. A empresa é premiada inúmeras vezes nacional e internacionalmente. Participou também em projectos associativos, integrando o Conselho Nacional da ANJE e como Consultora para a Comissão das Comunidades Europeias, Lisboa e Bruxelas.

Em Moçambique, destaca-se como autora e coordenadora de produção de programas de tv e documentários relevantes, e na área do Turismo produz séries que são premiadas internacionalmente, o “PME+” bate o recorde de audiências e permanece no top durante os meses da sua exibição. Desenvolve conteúdos e apoia ‘pro bono’ várias organizações entre elas a Fundação L-Vida/Apoiar, Irmãs Mahotas, Fundação Fernando Leite Couto, Grupo de Dança Príncipes e Princesas.

Em 2017, em parceria com Casa do Agricultor do Grupo Tecap, cria a “Escola do Agricultor” em Moçambique, que leva acções de formação completas a vários pontos do país, abrangendo toda a cadeia de produção e o acesso aos meios – equipamentos e técnicos – necessários para os agricultores. Promove o desenvolvimento social, dos negócios e do sector, combatendo em simultâneo a desnutrição. A partir deste projecto cria a ação de Responsabilidade Social – Eu sou por Moçambique – que mobiliza a sociedade, o mercado, convidando empresas de diversos sectores, entidades públicas e personalidades a participar na acção, tornando a Escola do Agricultor acessível a toda a população moçambicana, através de uma multi-plataforma composta por conteúdos didáticos, programas de tv com emissão em vários canais, rádio, meios digitais, boletins, contando com parcerias e apoios a nível institucional e diversas empresas do sector privado.

Para Portugal está a desenhar e desenvolver uma multi-plataforma que inclui canal TV de promoção do turismo em Portugal e no mundo – Portugal LIVE. Telma Teixeira da Silva é licenciada em Artes Plásticas pela ESBAL, tem o curso de dança do Conservatório Nacional de Lisboa, é gestora há mais de 30 anos, jornalista, fotógrafa e empreendedora. Integrou o Conselho da Diáspora Portuguesa em Dezembro de 2017.