Viviana Silva

Líder de Manufatura Inteligente EMEA

  • Empresa Cargill
  • País Alemanha
  • Setor AlimentarRetalho

Viviana Silva é a Líder Regional de “Smart Manufacturing”, na Cargil Agricultural Supply Chain EMEA, que integrou em março de 2022.
Anteriormente, esteve mais de 10 anos na BASF (Alemanha), onde exerceu diferentes funções, na área de inovação nos departamentos de Investigação Central, Tecnologia Global para Soluções Agrícolas; “Smart Manufacturing”; e “Sustentabilidade Empresarial”.
Foi Líder de Investigação na Universidade do Porto na área de biorefinarias e Líder de Unidade de Negócios na Fluidinova S.A., no campo dos nanomateriais. Foi Professora do Instituto Politécnico de Bragança e avaliadora de projetos Europeus FP7 para a Comissão Europeia.
Licenciada e doutorada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão de Empresas na Escola de Gestão Empresarial do Porto.
Recebeu vários prémios, dos quais se destaca o 1º lugar no IChemE Award for Innovation & Excellence for “Sustainable Technology”, 2008. Tem 5 patentes, mais de 50 artigos científicos e cerca de 40 comunicações orais.
É desde 2021 Presidente da ASPPA e.V., Associação dos Pós-Graduados Portugueses na Alemanha, uma organização independente e sem fins lucrativos fundada em 2012, empenhada em representar, promover e defender os interesses dos portugueses com grau académico a residir na Alemanha.
É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.