Paulo_Verissimo_Template_NM_Detalhe_370x499px

Empresa: Universidade de Luxemburgo

País: Luxemburgo

Área: Ciência

Paulo Esteves-Veríssimo é Professor e FNR PEARL Chair na Universidade de Luxemburgo desde 2014, e lidera o laboratório CritiX no centro SnT da mesma universidade (http://wwwen.uni.lu/snt). Previamente, foi professor catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, membro do Conselho Geral da mesma universidade, e Director do LaSIGE (http://lasige.di.fc.ul.pt). Integrou o grupo de trabalho que desenvolveu a estratégia para a fusão que criou a ULISBOA, e foi membro eleito da respectiva Assembleia Estatutária. É doutorado (1990) e agregado em Eng. Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico.

Veríssimo é Fellow do IEEE e Fellow da ACM. É Presidente do IFIP WG 10.4 on Dependable Computing and Fault-Tolerance e vice-Presidente do Steering Committee da conferência IEEE/IFIP DSN, e editor associado das IEEE Transactions on Computers. Pertenceu ao European Security & Dependability Advisory Board, e tem integrado painéis de avaliação internacionais, como: IEEE Computer Society Fellows Evaluation Committee (INT), European Research Council (EU).

Ao longo da sua carreira, deu várias contribuições para o avanço da investigação em confiabilidade e segurança de sistemas computacionais, mais recentemente em tópicos como dados biomédicos e blockchain, ou indústria 4.0 e veículos autónomos.

Veríssimo tem igualmente um histórico extenso de colaborações com empresas internacionais e administração pública, tanto em investigação como em auditoria/consultoria de alto nível, em segurança, risco e confiabilidade. Por exemplo, na rede de computadores do governo Português (CEGER), no sistema de telecomunicações de Portugal (ANACOM), em infraestruturas de informação crítica  (EDP), ou na estratégia para o ciberespaço (Governo Fed. Do Brasil).

Mais pormenores em http://staff.uni.lu/paulo.verissimo e https://www.linkedin.com/in/paulo-esteves-veríssimo-1698b9135/

Paulo Esteves-Veríssimo é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2018.