paulo-junqueiro-detalhe

Empresa: Sony Music

País: Brasil

Área: Cultura

Paulo Junqueiro é o Presidente da Sony Music Brasil, no Rio de Janeiro, desde abril de 2015, que lídera o mercado fonográfico no país, com uma quota de 34,2 por cento. Previamente foi Director-Geral da Sony Music Portugal desde 2012.

Iniciou a sua carreira na década de 1980 como engenheiro de som, vivendo posteriormente vários anos no Brasil, e onde trabalhou como director de A&R (Artistas&Reportório) na Warner Music Brasil (1994-1998), na EMI Music Portugal (1998-2007), na EMI Music Brasil (2007-2010) como Director de Marketing e A&R e mais tarde como Co-Director Geral da EMI Music & Publishing Brasil.

Tem o nome associado a artistas brasileiros como Gilberto Gil, Marisa Monte, Seu Jorge, Milton Nascimento, Marcelo D2, Paralamas do Sucesso, assim como a artistas portugueses como os Madredeus, Rui Veloso, GNR, Clã, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Camané, Mariza entre outros.

Recebeu um Grammy de “Best World Music Album” pela produção de “Quanta Live” de Gilberto Gil em 1998. Detém também diversas certificações pela vendas de gravações musicais, nomeadamente 44 discos de ouro, 21 discos de platina e 11 discos “multi-platina”.

É membro do Conselho da Diáspora desde o início de 2016.

“Depois de 34 anos a trabalhar em diversas áreas da indústria musical, estou certo que a Música se encontra no seu melhor momento” – Paulo Junqueiro.