All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

6 de Abril de 2017

O Fabuloso Mundo de Maya

“O futuro está nos oceanos” – A revista SÁBADO em parceria com o The New York Times preparou uma edição especial sobre o mar e a importância que ele tem para Portugal e para o mundo.
Edição Especial dedicada ao Mar e aos Ocêanos – Revista Sábado/The New York Times (edição bilingue)
Apresentada na inauguração da Fundação Oceano Azul, a 18 de Março, a edição bilingue de parceria SÁBADO/The New York Times dedica o tema aos Oceanos.
Nesta edição é publicada uma reportagem intitulada «O Fabuloso Mundo de Maya Almeida», que dá a conhecer o trabalho desenvolvido pela fotógrafa e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa, Maya Almeida, uma portuguesa do mundo, que foi atleta de natação no Benfica, e hoje é uma fotógrafa premiada e reconhecida internacionalmente.
As suas fotografias, muitas feitas em apneia, tiveram animais como modelos, e hoje centram-se em pessoas, tendo já contado com a participação de Jeremy Irons num dos seus projectos. “Acredito que na água voltamos para nós mesmos, ficamos mais conectados com a nossa essência. É um lugar onde precisamos de menos e sentimos mais”, explica.
Fez o primeiro mergulho com garrafa aos 15 anos, no Quénia, e começou a mergulhar só em apneia em 2002. Hoje, está facilmente oito a 10 horas diárias dentro de água. Foi a sua capacidade de ficar à vontade lá em baixo que fez os animais aproximarem- se dela. “Sabe que os tubarões sentem mais o batimento cardíaco do que o cheiro? Por isso, quanto mais tranquila a pessoa estiver, menos possibilidades tem de ser tomada como presa.”, conta Maya.
A Deptherapy é uma das organizações que apoia e com quem está a realizar um projecto e está envolvida em dezenas de projectos e trabalhos. Após anos a desejar o silêncio e a paz que se obtêm debaixo de água, a experiência de fotografar pessoas foi uma revelação. E passou do fundo azul-escuro dos mares para o azul-turquesa das piscinas, tendo já trabalhado com Jeremy Irons como um dos seus modelos.
O mar dos Açores trouxe-a de novo a Portugal, num projecto com cachalotes, “essas maravilhosas criaturas” e actualmente, está envolvida num projecto global de artes visuais que visa criar uma maior sensibilização para a questão da poluição dos mares. Vai trabalhar em colaboração com o Fabien Cousteau Ocean Learning Center, cujo objectivo principal é ensinar às futuras gerações a importância dos oceanos.

Por Sábado/The New York Times, Março 2017