29 de Julho de 2022

EurAfrican Forum 2022

Realizou-se nos dias 28 e 29 de julho, na Nova SBE, em Carcavelos, a quinta edição do EurAfrican Forum, onde se discutiu a temática – “Empowering EU-Africa Alliance in times of dirusption”.

O primeiro dia do evento foi dedicado à realização de diversos painéis de discussão, com o objetivo de fomentar o diálogo e criar novas formas de cooperação entre Portugal e África, sendo que a sessão foi aberta por Sua Exa., o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. O primeiro painel – O Novo Mapa Geopolítico e Geoestratégico: os Grandes Desafios, Riscos, Oportunidades e Percursos para a Europa e África neste novo contexto – foi marcado pela intervenção do ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

O segundo painel – Saúde, Educação e Ciência -, foi particularmente marcado pela intervenção de Mónica Ferro, Diretora do Escritório do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra, função que exerce desde 2017. O painel foi composto por personalidades governamentais de países africanos, nomeadamente, o Ministro da Saúde do Ghana, Kwaku Agyeman-Manu; a Ministra da Saúde da Etiópia, Lia Tadesse; e, a Ministra da Saúde de Angola, Silvia Lutucuta.

O terceiro painel – Economia e Emprego -, contou com a especial presença do Diretor Geral da Comissão Europeia, Koen Doens. O quarto e último painel do dia – Transição Energética, Alterações Climáticas e Transformação Digital -, foi marcado pelas intervenções de Pedro Norton, CEO da Finagest TBC, e da Ministra da Tecnologia de Informação e Comunicação e Inovação de Ruanda.

O segundo dia do evento contou com intervenções especiais de António Guterres, Secretário-Geral da ONU, José Manuel Durão Barroso, Chairman do EurAfrican Forum e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora Portuguesa; António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa; e Koen Doens, Diretor Geral da Comissão Europeia. O dia foi particularmente marcado pela conversa entre Suas Exas. o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.

Para mais informação sobre o EurAfrican Forum, consulte o website oficial do evento.