19 de Novembro de 2017

Innovation meets Cybersecurity

O Conselho da Diáspora co-organizou com a COTEC, o Centro Nacional de Cibersegurança e a UMBC a conferência ‘Innovation Meets Cybersecurity’, no dia 8 de Novembro, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

O objectivo central desta conferência internacional, que juntou especialistas de diferentes instituições e empresas, foi debater e partilhar experiências sobre como conjugar a inovação e a resiliência num mundo cada vez mais digital. De facto, à medida que a digitalização da economia se expande, aumentam também as superfícies de contacto e, consequentemente, os riscos cibernéticos, sendo necessário adoptar uma estratégia integrada e coordenada de resiliência. Esta questão é particularmente pertinente tendo em conta as recentes alterações legislativas europeias que regulam a actividade de todas as empresas no que diz respeito à cibersegurança.

Foram trazidas a debate duas questões centrais sobre cibersegurança:

  1. Como construir o business case para a cibersegurança?
  2. Qual a importância da cooperação público-privada e como aumentar essa cooperação?

Participaram nesta conferência ‘Innovation Meets Cybersecurity: the public-private cooperation challenge’ como keynote speakers: Suzanne Spaulding, former Under Secretary at the Department of Homeland Security; Donna Dodson, Deputy Cyber Advisor at the National Institute of Standards and Technology (NIST); Tim Maurer, Co-director of the Cyber Policy Initiative at the Carnegie Endowment for International Peace; Anupam Joshi, Director do Centro de Cibersegurança da Universidade de Maryland Baltimore County; e Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria que presidiu o encerramento da sessão.

 

 

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Novembro 2017