All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

12 de Maio de 2017

Cimeira “Atlantic Interactions” – Açores

Centro Internacional de Investigação para o Atlântico vai ser construído nos Açores até ao fim de 2018, anunciado na Cimeira Internacional “Atlantic Interactions” realizada nos Açores.
Vinte e nove países aprovaram no passado dia 21 de Abril, na ilha Terceira nos Açores, a constituição, até ao fim de 2018, do Centro Internacional de Investigação para o Atlântico dos Açores, anunciado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, durante a cimeira internacional “Atlantic Interactions” (Interações para o Atlântico).
A cimeira, de dois dias, visou preparar a criação do Atlantic International Research Center (AIR Center) dos Açores, um centro de investigação direcionado para o estudo do Atlântico, nas áreas do espaço, das alterações climáticas, da atmosfera, das energias renováveis e do processamento de dados. As conclusões da cimeira, nas quais foram fixados prazos para a constituição do AIR Center, foram aprovadas, por aclamação, pelos participantes do encontro: representantes de governos, empresas e instituições científicas e académicas de 29 países e delegações da comissão e do parlamento europeus, das Nações Unidas e da Agência Espacial Europeia.
O AIR Center funcionará como uma organização intergovernamental, agregando uma rede de instituições em diversos países, e será financiada por fundos públicos e privados. De acordo com o ministro, caberá ao Governo Regional dos Açores definir a localização da sede do centro.
Uma nova cimeira, para ratificar os compromissos assumidos, irá realizar-se no Brasil, em novembro deste ano. Será criado um grupo de trabalho, formado por representantes de governos, empresas e instituições universitárias e científicas, para estabelecer, até ao fim do ano, as bases para a criação do AIR Center e o plano de financiamento da organização intergovernamental: as estimativas de montantes que possam estar envolvidos não foram avançadas.
Sobre a construção de um porto espacial para lançamento de pequenos satélites para observação da Terra, sugerida para as ilhas de Santa Maria ou da Terceira no documento preparatório da cimeira, o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, referiu que “é um elemento diferenciador” em relação ao AIR Center, que exige estudos de detalhe técnico, financeiro e de segurança.
O encontro internacional “Atlantic Interactions”, na Terceira, reuniu mais de 200 participantes de Portugal, Argentina, Bulgária, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Roménia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos, Angola, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Cabo Verde e África do Sul, e contando com a presença e participação do Conselheiro de Portugal no Mundo, José Moura.

Por Jornal Económico, Maio 2017