All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

13 de Setembro de 2016

Fundação Gates financia cientistas em PT

A fundação Bill e Melinda Gates vai financiar o Instituto Gulbenkian de Ciência, nos próximos dois anos, no valor de 400 mil dólares.
Nos próximos dois anos, o grupo de investigação liderado por Miguel Soares, no Instituto Gulbenkian de Ciência, irá receber 400 mil dólares para investigar se uma determinada molécula de açúcar expressa pelo agente causador da malária, o Plasmodium, deve ser incluída como parte de uma nova vacina para a malária. Esta é a segunda vez que Miguel Soares e a sua equipa são reconhecidos pela Fundação Gates.
Só em 2015, foram registados 200 milhões de casos de malária em todo o mundo. A Fundação Gates estabeleceu um objetivo claro: um mundo livre de malária até 2020. Para atingir esta ambiciosa meta, a Fundação desenvolve iniciativas altamente competitivas onde cientistas propõem caminhos arrojados e pioneiros para alcançar uma vacina contra a malária.
Há menos de dois anos, a equipa de Miguel Soares descobriu que o glicano α-gal, uma molécula de açúcar que é expressa por componentes bacterianos existentes na microbiota do intestino humano, pode desencadear um mecanismo natural de defesa conferindo uma elevada protecção contra a transmissão de malária.
Agora, a Fundação Bill e Melinda Gates convidou Miguel Soares a usar estas descobertas para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a malária.
“O nosso objetivo é perceber se esta molécula de açúcar pode ser usada como alvo para a vacina da malária. Usando a plataforma de ensaios da Fundação Bill e Melinda Gates, vamos investigar se anticorpos específicos contra o α-gal conseguem prevenir a transmissão de malaria”, disse Miguel Soares. Um importante resultado deste projecto é que “irá guiar a decisão da Fundação num futuro investimento sobre o uso de glicanos como candidatos a uma vacina de malária que bloqueie a transmissão do Plasmodium”, afirma.
Este projecto vai ser desenvolvido em colaboração com o Prof. Henrique Silveira no Instituto de Higiene e Medicina Tropical e com a Malaria Vaccine Initiative.
Miguel Soares foi também o vencedor do Prémio Pfizer 2015 em Investigação Básica (59ª edição), com o trabalho «Microbiota Control of Malaria Transmission».

Por Excelência.pt, Setembro 2016