22 de Outubro de 2022

Inauguração da Sede do Conselho da Diáspora Portuguesa

Sua Exa o Presidente da República inaugurou a Sede do Conselho da Diáspora Portuguesa no passado dia 22 de outubro de 2022.

O Conselho da Diáspora inaugurou a sua nova Sede em Cascais. O espaço localiza-se no Edifício Tardoz contíguo aos Paços do Concelho e enquadra-se no Acordo de Colaboração Estratégico assinado no passado mês de abril.


No seu discurso de abertura o Presidente da Câmara de Cascais reiterou o compromisso da instituição no sentido de apoiar as empresas e as associações de interesse pelo dinamismo e impacto criado não só para Cascais, mas também para o país. Carlos Carreiras elogiou o trabalho desenvolvido pela Diáspora, desejando os maiores êxitos nesta nova etapa.


Por outro lado, o Presidente das Direção da Diáspora, António Calçada de Sá numa breve intervenção salientou três notas: “a primeira é uma mensagem de que hoje é um dia muito importante para a Diáspora porque hoje estreamos “casa nova”, disse António Calçada de Sá. A segunda nota é uma nota de agradecimento profundo à Câmara Municipal de Cascais, ao seu Presidente e à sua Equipa, pela ajuda incondicional prestada em vários aspetos e em vários momentos, alguns especialmente difíceis. O Presidente da Direção também agradeceu a Sua Exa. o Presidente da República pelo apoio inequívoco prestado à Diáspora desde o primeiro momento e também pelos desafios lançados. E a terceira nota é a de que “eu, a Direção e o Conselho Consultivo reiteramos o nosso firme compromisso em desenvolver uma rede da Diáspora Portuguesa moderna, potente e inclusiva, uma rede que complemente e reforce o legado recebido e que seja sempre uma mais-valia ao serviço de Portugal e dos portugueses”, salientou António Calçada de Sá.


O Presidente da República aproveitou a sua intervenção para agradecer e elogiar o trabalho realizado pelo Presidente da Câmara de Cascais e agradeceu também ao Dr. José Manuel Durão Barroso (Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho) pelo seu papel fundamental no apoio e dinamização do Conselho e pela sua visão estratégica relativa à nova etapa em curso. Aproveitou ainda para realçar o dinamismo atual da Direção da Diáspora, recordando alguns dos grandes desafios e desejando os maiores sucessos para o futuro.

O evento contou com a presença de Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, o Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Bernardo Ivo Cruz, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora, Dr. José Manuel Durão Barroso e o Presidente da Direção, António Calçada de Sá, entre diversas outras individualidades, membros da Diáspora Portuguesa no mundo, membros do Conselho Consultivo, e convidados.