All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

15 de Agosto de 2016

Rádio Miúdos – A ouvir português no mundo

É uma rádio online para crianças, pais e educadores. Nasceu em 2015 e é ouvida em quase 90 países. Tem quatro radialistas “miúdos” e foi distinguida este mês pela Comissão Europeia em Portugal.
Quando, em 2011, Verónica Milagres pensou em fazer uma rádio online para crianças, pais e educadores, onde até os “miúdos” pudessem ser radialistas, o projecto não avançou. “Demorou alguns anos a conseguir pôr em prática”, conta. Licenciada em ensino básico, cantora profissional do coro da Gulbenkian há 20 anos e com dois filhos, Verónica Milagre queria juntar três grandes paixões: a música, a língua portuguesa e as crianças. Acabou por juntá-las na Rádio Miúdos, uma webrádio que hoje dirige e que começou a emitir regularmente em janeiro de 2016.
Após sete meses, o projecto conta com ouvintes de quase 90 países (do Brasil ao Irão, da Austrália ao Botsuana) e com quatro crianças na equipa (porque a ideia, explica, também passa por pôr crianças a fazer rádio). A Rádio Miúdos foi premiada pela representação da Comissão Europeia em Portugal, na categoria “Canvas – Projetos Que Marcam”.
A ideia surgiu a partir de uma conversa informal, em 2011. Mas Verónica conta que ficou na gaveta. Mais tarde, falou dela ao jornalista e radialista João Pedro Costa (que já passou pela RFM e Euronews, por exemplo) e começaram, juntos, “a delinear e a construir esta rádio”. No processo, concorreram ao prémio Faz Ideias de Origem Portuguesa 2015, da Fundação Calouste Gulbenkian. Acabaram em terceiro lugar e com 10.000 euros, que usaram para montar um estúdio, no Bombarral (distrito de Leiria).
A Rádio Miúdos começou a ganhar vida. E cresceu até estar 24 horas online, sete dias por semana, com duas horas de direto diárias (das 14h às 16h), de segunda-feira à sexta-feira. “Nunca quisemos fazer uma rádio para crianças só de entretenimento, mas uma rádio normal, com todos os programas que uma rádio tem, mas adaptada às crianças, com assuntos que lhes interessam a elas, com músicas que não passam numa rádio normal — música infantil, por exemplo. Uma rádio cultural e educativa”, resume.
Pôr o português nos ouvidos dos lusodescendentes
Outra das preocupações da Rádio Miúdos passa pela relação dos lusodescendentes com a língua portuguesa. Foi uma das motivações para terem avançado com o projeto. Porque “há muita emigração jovem com miúdos que vão muito pequenos para fora. Os miúdos obviamente aprendem muito rapidamente a língua do país para onde vão, o que é muito bom. Mas às vezes os pais sentem também que há uma tendência para perderem o português, mesmo falando em casa”, explica Verónica. “ Porque o português que falam em casa é limitado, o léxico é o discurso normal de uma casa. A Rádio Miúdos tem essa preocupação.
No que toca à música, a Rádio Miúdos não passa apenas música infantil, esclarece a directora. “Passamos música de muitos géneros em português. De música pop, rock e rap a tradicional e fado. Outra vontade passa por continuar a ter crianças a experimentar fazer rádio. “Qualquer criança, esteja onde estiver, no mundo inteiro, pode participar e fazer emissões connosco, mesmo em directo.
Além de poder ser ouvida no site, a Rádio Miúdos também já pode ser ouvida através de uma app gratuita, que pode ser descarregada, por exemplo, na App Store. A aposta na app é feita porque “o digital é o presente e o futuro. Quisemos ir ao encontro do que as crianças e jovens mais usam e mais gostam”, explica a responsável, que sublinha, contudo, não querer que as crianças “fiquem presas a estes meios”.

Por Observador, Julho de 2016