Ana Paixão

Responsável pelo Desenvolvimento e Estratégia

  • Empresa Cidade Internacional Universitária de Paris (CIUP)
  • País França
  • Setor Educação

Nasceu em Castelo Branco, em 1976, e é doutorada em literatura comparada, com uma tese sobre literatura e música em Portugal nos séculos XVII-XIX.

Lecionou nas Universidades de Paris 8 e Paris Nanterre, é membro externo eleito dos Conselhos de gestão das Universidades Paris Sorbonne, Paris III – Sorbonne nouvelle, e do Conselho científico da Universidade de Paris Nanterre. É membro do Conselho científico do CESEM – Universidade Nova de Lisboa, da Cátedra Sophia de Mello Breyner – Universidade Católica Portuguesa, membro do Conselho estratégico exterior da Universidade da Beira Interior.

Tem mais de 40 publicações científicas em Portugal, França, Alemanha, Roménia, Finlândia, Brasil.

Foi Diretora da Casa de Portugal – André de Gouveia entre 2010-23, onde realizou mais de 1000 eventos culturais. Em setembro deste ano foi convidada pelo Presidente da CIUP e Vice-Presidente do Conselho de Estado Francês, Jean-Marc Sauvé, para ser Responsável pelo desenvolvimento e estratégia, posto criado especialmente para que mantivesse na Direção-Geral da CIUP. Trabalha com a Reitoria das Universidades de Paris e com Alianças universitárias europeias e transatlânticas.

Tem a seu cargo a estratégia de financiamento da CIUP – pedidos de apoio ao Estado francês e mecenato – de um orçamento de 46M€ anuais, além da estratégia diplomática e de parcerias universitárias, as mudanças de organigrama desta estrutura que acolhe anualmente 12.000 estudantes e investigadores de todo o mundo em 45 casas e tem 500 funcionários. Dirige também as comemorações do Centenário da CIUP que terão lugar em 2025.

É Grande Oficial da Ordem do Mérito pela Presidência da República Portuguesa (2018), Chevalier de l’Ordredes Palmes Académiques pelo Ministério do Ensino Superior e da Investigação Francês (2019) e Chevalier de Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês (2022).

Ana Paixão é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde outubro de 2023.