António Calçada de Sá

Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa

Diretor Geral e Vice-Presidente

  • Empresa Fundação Repsol
  • País Espanha
  • Setor Energia

António Calçada de Sá é atualmente Diretor Geral e Vice-Presidente da Fundación Repsol, tendo como principal responsabilidade o desenvolvimento e execução de projetos e “New Ventures” relacionados com “New Economy Low Carbon” e Social Impact. Todos estes projetos complementam e reforçam a Responsabilidade Corporativa da companhía e o seu compromisso com a estratégia ESG.

Até Janeiro 2019, António Calçada de Sá foi membro do Comité Executivo Downstream, CEO da Repsol Comercial (RCPP), Presidente da Repsol Portugal, Presidente da Air Miles e membro da direção de várias empresas participadas do Grupo Repsol (Petrocat, Canary Terminals e Gespevesa).

Como Diretor Executivo do Grupo Repsol, durante anos, liderou os negócios de Retail, Distribuição,Comercial e Marketing em vários países : Espanha, Portugal, Itália, Perú e México. Anteriomente liderou os negócios de retail e comercial no Brasil e na Argentina o que lhe conferiu e confere uma visão muito alargada dos mercados e culturas Europa e América, com especial foco na América Latina.

António Calçada de Sá começou a sua carreira nos anos 80 na multinacional americana Exxon. Nesta empresa trabalhou em vários setores e mercados (Espanha, Portugal, Itália e Norte da África), desde produtos químicos e petroquímicos até combustíveis e lubrificantes.

É o atual presidente da Câmara de Comércio de Portugal em Espanha e em 2012 recebeu o prémio de “gestor ibérico do ano” concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola de Lisboa.

Foi condecorado em 2014 pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem Nacional do Infante D. Henrique com a categoria de “Comendador” pelos serviços prestados a Portugal como cidadão e como executivo da Repsol.

António Calçada de Sá é licenciado em Engenharia Química (Área Industrial) pelo Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, tendo obtido posteriormente um MBA pela IE Business School de Madrid e Gestão de Recursos Corporativos no IMD em Lausanne, na Suíça.

É um dos fundadores do Conselho da Diáspora e membro desde 2012. Atualmente, no Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá exerce atualmente as funções enquanto Presidente da Direção do Conselho.