Carlos Leiria Pinto

Gerente Geral do Brasil

  • Empresa IFC - International Finance Corporation
  • País Brasil
  • Setor Finanças

Carlos Leiria Pinto é Gerente Geral do Brasil da IFC – International Finance Corporation, membro do World Bank Group, a maior instituição de desenvolvimento do mundo voltada para o setor privado em mercados emergentes. O portfólio de investimentos da IFC no Brasil atingiu os US$ 7 mil milhões, o que faz deste país o maior programa de investimentos do banco em todo o mundo.

Antes de se juntar à IFC como Gerente Geral do Brasil em Abril de 2020, Carlos Leiria Pinto atuou como membro executivo do Conselho de Administração do Banco Montepio e presidente da Montepio Valor, em Portugal. Em mais de trinta anos de experiência em gestão e em mercado financeiro, Carlos também atuou nas áreas de investment banking, private equity, project finance e public-private partnerships, no Brasil e em Portugal, em diversas organizações, incluindo Santander, BNP-Paribas e Commerzbank.

Nascido em Portugal, Carlos é formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e tem um MBA pela Universidade Nova Lisboa.

Carlos Leiria Pinto é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2023.