Atualmente e desde 2021, Dinis Sousa é maestro principal da Royal Northern Sinfonia. Tendo recebido recentemente a honra de participar na coroação do Rei Carlos III, em Westminster, na qualidade de primeiro Maestro Assistente do Monteverdi Choir.
Nascido no Porto, Dinis Sousa vive em Londres e é fundador e director artístico da Orquestra XXI – projecto vencedor do prémio FAZ-IOP 2013, que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro. A orquestra tem aparecido nas temporadas da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música e Centro Cultural de Belém.
Ao longo da sua carreira, Dinis Sousa dirigiu orquestras como a Southbank Sinfonia, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara da Escócia, Aurora Orchestra e Orquestra Sinfónica de Londres.
Dinis estudou na Guildhall School of Music and Drama, onde exerceu a Fellowship em Direcção de Orquestra. Na mesma escola, concluiu a licenciatura e mestrado com distinção, estudando direção de orquestra com Sian Edwards e Timothy Redmond e piano com Philip Jenkins e Martin Roscoe. Paralelamente, trabalhou em classes de alto aperfeiçoamento com professores como Sequeira Costa, Angela Hewitt, Ralf Gothóni, Richard Egarr , Jean-Sébastien Béreau, entre outros.
A 10 de Junho de 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.
Dinis Sousa é membro do Conselho da Diáspora Portuguese desde julho de 2023.