Diogo Martins

Médico l Líder de Investigação l Presidente

  • Empresa Wellcome Trust l PARSUK
  • País Reino Unido
  • Setor FilantropiaSaúde

Diogo Martins é médico Português baseado em Londres e conta com uma vasta experiência em saúde global e desenvolvimento internacional. Dedicou sua carreira ao campo da saúde pública, enfatizando a promoção da saúde e do bem-estar coletivo e à prevenção de doença.

Atualmente, lidera um portfólio de £100 milhões na Wellcome Trust. A Wellcome é a maior organização filantrópica do Reino Unido e a terceira maior do mundo, com uma carteira de investimentos avaliada em £38,2 mil milhões (2022). Enquanto Research Lead, desempenha um papel estratégico para impulsionar descobertas científicas inovadoras no sector da saúde, com particular enfoque em doenças tropicais que afetam países em desenvolvimento.

Em 2019, foi eleito Presidente da PARSUK, a associação de graduados Portugueses no Reino Unido. Foca a sua intervenção no reforço da diplomacia científica entre Portugal e o Reino Unido, assim como no desenvolvimento profissional dos académicos e investigadores Portugueses no exterior. Desde 2016, desenvolve também investigação na conceituada London School of Hygiene and Tropical Medicine, onde se dedica a estudar a resiliência dos sistemas de saúde globais às alterações climáticas.

Já trabalhou na Organização Mundial de Saúde, representou a comunidade médica mundial aquando da elaboração do Acordo de Paris no combate às alterações climáticas, e foi Fellow da Rockefeller Foundation – Boston University 3-D Commission.

O seu compromisso com o avanço da saúde pública e o seu papel influente em organizações globais-chave tornam-no numa figura proeminente na promoção da ciência e no fortalecimento da comunidade médica e científica internacionais.

Diogo Martins é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde outubro de 2023.