Fernando Guerra Alves

Diretor dos Departamentos de Indústria & Tecnologia

  • Empresa Business France
  • País Austrália
  • Setor Investimento

Fernando Guerra Alves é um profissional com mais de 10 anos de experiência no campo do negócio internacional. Enquanto Diretor do Departamento de Indústria e Tecnologia na Business France na Austrália, Fernando lidera uma equipe de 6 especialistas em comércio e investimento. O seu foco é facilitar oportunidades de exportação e investimento para empresas no mercado australiano, cobrindo setores chave como: espacial, defesa, manufatura avançada, energia, fintech e cibersegurança.

Adicionalmente, Fernando ocupa a posição de Diretor Regional Adjunto para a Ásia-Pacífico (APAC) dentro do Setor da Indústria, onde supervisiona operações estratégicas na Tailândia, Vietnam, Indonésia, Malásia e Singapura para a Business France. Fernando liderou com sucesso inúmeras delegações comerciais e projetos individuais, culminando em oportunidades de comércio e investimentos para os setores industriais na Austrália. O foco principal de Fernando tem sido aconselhar startups e empresas Fortune 500 com o seu desenvolvimento internacional. Ao longo deste envolvimento, Fernando assistiu mais de 250 empresas a estabelecerem-se e fazerem negócios na Austrália.

A experiência prévia de Fernando inclui trabalhar no setor automóvel na Argentina e no Brasil. Fernando também foi um dos primeiros funcionários a estabelecer a startup Deliveroo na Austrália em 2015. Fernando é ainda Professor Convidado na Universidade de Sydney, a mais antiga Universidade Australiana, frequentemente qualificada por vários importantes sistemas de qualificação, no top das 50 Universidades mundiais. Outra das suas funções é dar aulas sobre comércio internacional e negócios globais a estudantes de mestrado. Desde jovem, viveu, estudou e trabalhou em França, na Inglaterra e está na Austrália desde 2014.

A nível académico, possui um mestrado em Gestão e Comércio pela Universidade de Sydney, Austrália.

Fernando Guerra Alves é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde abril de 2024.