Pedro Lino

CEO

  • Empresa Optimize
  • País Luxemburgo
  • Setor Investimento

Pedro Lino acumula o cargo de CEO e Presidente do Conselho de Administração em duas empresas da área financeira, a Sociedade Gestora de Fundos, Optimize Investment Partners, SGOIC SA, e na DIF Broker – Empresa de Investimento, SA, tendo esta última integrado o Grupo BiG em 2022.
O seu interesse pelos mercados financeiros começou cedo. Aos 9 anos, acompanhava as cotações de algumas empresas na televisão e começou a investir nos mercados financeiros com 16 anos. Dez anos depois adquiriu uma participação na DIF Broker – Sociedade Corretora, SA.
Em 2002 foi eleito Administrador da DIF Broker e Presidente do Conselho de Administração em 2003, cargo que ocupa até hoje.
Durante janeiro de 2017 e agosto de 2021, foi Administrador da DIF Markets – Agente de Valores, com sede no Uruguai, adquirida pela DIF Broker ao Saxo Bank A/S.
Em outubro de 2018 ingressou na Optimize Investment Partners como Administrador Executivo e atual Presidente do Conselho de Administração. Já em 2020 foi eleito Presidente da Optimize SICAV, com sede no Luxemburgo.
É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Ordem dos Economistas e membro fundador do OPCR – Observatório Português de Compliance e Regulatório, Associação.

Licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics, no ano de 1998.
Pedro Lino é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.