Victor Severino

Vice-Presidente de Capacitação Empresarial

  • Empresa Toronto Region Board of Trade
  • País Canadá
  • Setor Público

Victor é atualmente Vice-Presidente de Capacitação Empresarial no World Trade Centre do Toronto Region Board of Trade, após uma longa carreira como executivo sénior no Ontario Public Service (OPS).

Enquanto esteve no OPS, ocupou vários cargos de Vice-Ministro Adjunto no Gabinete do Governo e nos Ministérios das Infra-estruturas e do Desenvolvimento Económico, liderando pastas políticas no comércio internacional e interno, apoio às empresas, redução da burocracia, desenvolvimento económico regional, pequenas empresas e planeamento da utilização dos solos.

Victor foi também o principal negociador de Ontário para o Acordo Económico e Comercial Global entre o Canadá e a União Europeia e para o Acordo de Comércio Livre do Canadá. No Ministério das Finanças, foi diretor de comunicações e diretor de planeamento fiscal e relações federais-provinciais.

Victor é vice-presidente do Comité de RH e Governação da Venture Ontário. Anteriormente, fez parte do conselho de administração da Ontario Place Corporation e foi representante dos pais no Comité Consultivo Português do Toronto Catholic District School Board. Anteriormente, Victor foi também membro do Conselho de Política Económica Internacional do CD Howe Institute. O seu trabalho de voluntariado internacional com o Instituto de Administração Pública do Canadá inclui projetos em Angola e Moçambique.

Victor nasceu em Portugal e mudou-se com a sua família para Toronto em 1972. É licenciado pelo programa de Administração e Políticas Públicas da Universidade de York.

Victor Severino é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde outubro de 2023.