All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

15 de Setembro de 2014

Algarve: melhor local para a reforma

O índice americano que se dedica a recolher os melhores locais do mundo para gozar os anos da reforma elegeu o Algarve por ser a opção mais acessível na Europa para os aposentados. Mas não só.

Milhares de reformados no mundo inteiro estarão a pesquisar o que é que o Algarve tem para ter sido eleito pelo “Retire Overseas Index” o melhor destino fora dos Estados Unidos para passar a reforma. Para além de ser possível viver bem “com 1.500 dólares por mês”, a região portuguesa combina “algumas das melhores praias da Europa” e herança medieval.

Kathleen Peddicord, que está à frente da organização americana, conta que já há mais de 100 mil reformados estrangeiros a conhecerem este segredo chamado Algarve. O custo de vida é baixo em relação a outros destinos europeus e o programa de vistos “Gold” torna “mais fácil do que nunca” aos estrangeiros a obtenção do visto de residência em Portugal.

Questões logísticas à parte, o Retire Overseas Index destaca as “3.300 horas de sol por ano, mais do que em qualquer outro local da Europa”, o facto de Portugal ser o 17.º país mais seguro do mundo e, claro, a beleza natural e cultural do Algarve. “Não só vai encontrar a essência da cultura do velho mundo no Algarve, como vilas medievais, ‘eurocharm‘, mercados ao ar livre e vinho local, mas também algumas das melhores praias da Europa”.

As escolhas do Retire Overseas Index são feitas a partir de uma “combinação de estatísticas (desde o custo de vida ao sistema de saúde)” e “observações pessoais dos vários correspondentes espalhados pelo mundo”, pode ler-se na página da organização.

Atrás do Algarve ficaram locais como Cuenca, no Equador, George Town, na Malásia, Chiang Mai, na Tailândia, Dumaguete, nas Filipinas, Medellín, na Colômbia e a única cidade europeia no top 7, Pau, em França.

Esta é mais uma menção ao que Portugal tem de melhor. O país tem estado em destaque um pouco por todo o mundo, com distinções atribuídas a hotéis, restaurantes e entidades. Em maio, o britânico Telegraph já tinha escolhido o Algarve como o 9.º melhor sítio do mundo para passar a reforma.

Por Observador, 02 Setembro 2014