A cidade de Lisboa vai ser a Capital Ibero-americana da Cultura em 2017, na sequência de uma candiatura aprovada por unanimidade.
A programação será desenvolvida a partir das instituições culturais da Câmara de Lisboa, EGEAC e Casa da América Latina, com coordenação global e coerência programática asseguradas pelo programador António Pinto Ribeiro.
A candidatura de Lisboa, apresentada na qualidade de membro da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), foi aprovada por unanimidade e será formalmente ratificada em Junho de 2016, na cidade de La Paz, Bolívia.
A cidade de Lisboa sucede, assim, a outras cidades da América Central e do Sul, bem como de Espanha, que nos últimos anos foram responsáveis pela realização desta iniciativa.
“Este acontecimento será o mote para a promoção de um ano artisticamente inovador, em que se terão em conta quer os processos históricos e a troca de conhecimentos que enquadram as relações entre estas cidades da Europa e das Américas, quer a existência de uma produção atual, artisticamente diferenciada e intrinsecamente plural”, salienta a autarquia em comunicado.
Acrescenta ainda que “todas as outras instituições culturais da cidade são, naturalmente, convidadas a participar nesta iniciativa”.
Por Excelência Portugal, Fevereiro 2016