All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

17 de Março de 2016

Portugal conquista centro suporte mundial

Portugal foi escolhido para receber um dos sete centros de suporte empresarial da Microsoft, que representa um investimento de 21 milhões de euros.
Este centro, que já existia na subsidiária portuguesa, quase triplicou em dois anos, passando para 230 profissionais, que prestam suporte a clientes empresariais na Europa ocidental e de leste e África.
«Este investimento é extremamente importante para a Microsoft Portugal e para o nosso País, que se posiciona como um centro de nearshore num contexto europeu ou mesmo mundial, extremamente atractivo para este tipo de investimentos» – João Couto, director geral da Microsoft Portugal.
O nosso país foi escolhido para sedear um dos sete centros mundiais de suporte da Microsoft, prestando serviço em tecnologias Cloud para toda a Europa ocidental e de leste e África. A localização deste centro em Lisboa, na sede da subsidiária portuguesa da multinacional, representa um investimento de 21 milhões de euros por parte da Microsoft Corporation.
A aposta em Portugal surge depois de um processo de reorganização e consolidação dos centros de suporte da Microsoft a nível mundial, que passaram de vinte e um para sete. As razões para a escolha do país são a qualidade e capacidade dos seus recursos humanos, e também uma boa relação de produtividade no contexto qualidade-custo. Este centro de suporte empresarial (Customer Support Center) já existia em Portugal, mas quase triplicou a sua dimensão nos últimos dois anos, e a tendência é para continuar a crescer a um ritmo acelerado, uma vez que presta serviço de apoio à tecnologia Cloud – Office 365 e Azure – aquela que mais cresce em Portugal e no mundo.
Em dezembro de 2013, a Microsoft contratou 25 técnicos altamente especializados, crescendo o centro de então para 110 pessoas; em julho de 2014 a equipa foi reforçada com 15 recém-licenciados e em outubro de 2014 a Microsoft Portugal assinou um Memorando de Entendimento com a AICEP e Ministério da Economia, tendo assumido o compromisso formal de fazer crescer o centro para 200 pessoas, o que levou à contratação de mais 50 profissionais; agora, a Microsoft acaba de concluir mais uma expansão, com a contratação de mais 30 técnicos.
Na opinião de João Couto, director geral da Microsoft Portugal, «o potencial de crescimento deste tipo de serviços é muito elevado, por mérito próprio do nosso contexto económico-social, mas também porque estamos a trabalhar as tecnologias mais promissoras para a empresa. Por isso, estamos muito optimistas para que no futuro possamos continuar a actual rota de crescimento da importância dos serviços de alta qualidade que se prestam em e a partir de Portugal».

Por Excelência Portugal, Março 2016