All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

14 de Abril de 2016

Portuguesa vence Prémio Europeu

Susana Sargento vence Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras, criado pela Comissão Europeia, pelo trabalho científico e de investigação na criação de modelos de negócio.
E se a Internet estiver nas coisas em movimento? Esta foi a ideia base para a criação da «Veniam», a startup tecnológica que transforma veículos, como táxis e autocarros, em pontos de acesso sem fios, implantando redes móveis à escala de cidades a custos reduzidos.
Estes hotspots em veículos podem funcionar como sensores, interagindo com sistemas de gestão de trânsito, criando uma rede para a transmissão de informação entre hotspots, a caminho do destino final. A informação pode ser utilizada para melhorar a gestão do trânsito e assim ajudar os condutores. Esta tecnologia, com assinatura portuguesa, está a revolucionar os modelos de transportes e a mobilidade das cidades do futuro e pretende assumir-se como precursora do conceito “Internet of moving things”
Esta foi a ideia que colocou Susana Sargento no primeiro lugar do pódio da competição europeia Mulheres Inovadoras 2016, num total de 64 candidaturas e 9 finalistas. Criado em 2011 pela Comissão Europeia, este prémio valoriza publicamente o trabalho científico de mulheres que conseguiram criar modelos de negócio de sucesso a partir das suas áreas de investigação. E propõe-se a incentivar outras mulheres a seguirem carreiras de ciência e a implementarem no mercado as suas ideias de vanguarda.
Susana Sargento é investigadora em redes de comunicações e conta com uma vasta experiência de 15 anos em liderança de projectos nacionais e internacionais. Integra o Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA), onde em colaboração com a Universidade do Porto (UP) e com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da UP e do Programa Carnegie Mellon Portugal – FCT, foi corresponsável pelo desenvolvimento e lançamento do projecto da «Veniam» em 2012.
O prémio no valor de 100 mil euros foi entregue no dia 10 de março pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, em Bruxelas num evento enquadrado com a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Na cerimónia, o representante português salientou que “Este projeto simboliza também o enorme potencial que existe em Portugal na área da economia digital e novas tecnologias” e que “A Europa tem de apoiar mais os seus inovadores: pessoas que combinam excelência científica e sentido de negócio; pessoas que transformam a sua investigação em oportunidades de emprego e que concretizam as respectivas ideias em benefícios para a nossa sociedade e a nossa economia”.

Por Fundação para a Ciência e Tecnologia, Março 2016