All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

13 de Janeiro de 2016

TEKEVER a PME mais inovadora de 2015

TEKEVER foi considerada a PME mais inovadora de 2015, entre as 166 empresas candidatas, arrecadando o  Prémio PME Inovação COTEC-BPI.

Entre as 166 empresas candidatas, o Grupo Tecnológico TEKEVER foi considerado a PME mais inovadora de 2015, arrecadando o Prémio PME Inovação COTEC-BPI, que distingue as PME que desenvolvem actividade fortemente baseada em inovação, com elevados níveis de exportações e fortes resultados económicos.

Nas palavras de Ricardo Mendes, administrador da TEKEVER, “este prémio é o resultado de um aposta real em I&D, a qual faz parte do ADN do Grupo. Fomos a primeira entidade portuguesa a vencer uma candidatura no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio e gerimos uma carteira de mais de 30 milhões de euros em projectos de Investigação e Desenvolvimento”.

Outro factor valorizado pelo juri do prémio na tomada de decisão foi o elevado nível de exportação deste Grupo Tecnológico superior a 80% do volume de negócios.

“O nosso processo de desenvolvimento de produto começa com trabalho em investigação e desenvolvimento de tecnologia base, muito em parceria com universidades e institutos internacionais. Depois, ‘produtizamos’ essa tecnologia e levamo-la para o mercado. E quando se faz isto bem, vêem-se os resultados.”, explicou Ricardo Mendes no momento de entrega do prémio. O Prémio foi recebido pelas mãos do Exmo. Senhor Presidente da República, Anibal Cavaco Silva, no decorrer do 12.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que teve lugar na Culturgest em Lisboa, e atribuído pela organização em ex-aequo com a Palbit, empresa na área das ferramentas industrias.

O Grupo TEKEVER

O Grupo surge em 2001 fundado por engenheiros de informática e computação do Instituto Superior Técnico, desenvolvendo uma plataforma própria que integra tecnologias de mobilidade e de inteligência artificial para a gestão de workflows. As actividades do Grupo estão organizadas em duas grandes áreas – a de Tecnologias de Informação e a Divisão Aeroespacial, de Defesa e Segurança.

A TEKEVER é responsável pelo desenvolvimento do sistema mobile da EDP, o terceiro maior da Europa, apoiando diariamente mais 5.000 pessoas e integrando os processos de trabalho do backoffice daquela empresa. No segmento de PME, a TEKEVER desenvolveu a Mobizy, distinguida nos prémios WSA – atribuídos pela ONU – como a melhor app de negócios em 2015.

A TEKEVER desenvolve os sistemas de controlo e fabrica os aviões não tripulados (drones) que serão utilizados na vigilância marítima dos países da União Europeia no Atlântico Norte e Mediterrâneo, no âmbito de um consórcio criado pela Agência Europeia de Segurança Marítima e pela Agência Espacial Europeia. Recentemente apresentou o projecto Brainflight, fazendo uma demonstração pública inédita de um drone controlado pela mente.

A TEKEVER está ainda a afirmar-se internacionalmente no sector das comunicações espaciais e na produção de nano e microsatélites.

O principal produto da empresa na área de Espaço chama-se Gamalink, que está na base das participações da empresa em missões da Agência Espacial Europeia. Já no âmbito dos nano e microsatélites, a empresa está a ultimar o primeiro satélite feito integralmente em Portugal. Chama-se GAMASAT em homenagem a Vasco da Gama, o navegador português.

O Grupo é composto por sete empresas, com cerca de 120 colaboradores, exportando cerca de 80% de um volume de negócios próximo dos 20 milhões de euros. A empresa tem ainda subsidiárias no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e China.

Por Excelência Portugal, Dezembro 2015