A CCIPS/AO – Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental, presidida pelo Conselheiro Gonçalo Terenas, e a AEP – Associação Empresarial de Portugal realizaram no dia 23 de Outubro a 4ª Edição do Fórum de Negócios Portugal – África | Senegal 2018.

A edição de 2018, que ocorreu em Leça da Palmeira, teve como temas Desenvolvimento Económico _ Infraestruturas e Indústria & Gestão Territorial Integrada e Descentralizada – Polo Agroindustrial de Casamance.

Aquele que é o principal encontro económico dos dois países em território nacional, registou a maior delegação internacional até ao momento, bem como, uma presença crescente de empresários e entidades portuguesas que se associaram à iniciativa.

O evento contou com as intervenções de Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP, da CNDT (Órgão Consultivo da Presidência da República do Senegal ), da SAPCO ( Empresa Publica de Turismo do Senegal) e a AMS ( Associação de Municípios do Senegal ), bem como, da IP Engenharia, a AQF Financial e do Grupo José Campos de Oliveira. A conferência integrou ainda a participação do Grupo Impactagri, bem como, da apresentação de testemunhos de empresas nacionais a operar já no Senegal, como é o caso da Paviana Construções.

Esta edição, que contou com o alto patrocínio da Paviana Construções e Paviana África, teve como principal objetivo dar a conhecer em Portugal o acordo histórico celebrado a 10 de setembro passado no Senegal, em Ziguinchor, entre a CCIPS/A0 e a CNDT referente à constituição do Cluster Agroindustrial de Casamance, um projeto único que coloca Portugal numa posição estratégica nas relações económicas entre os dois países.

A segunda parte do Fórum contou ainda com a celebração de alguns Protocolos de Cooperação Internacional, dos quais se destacou, desde logo, o Protocolo entre a CCIPS/AO e a AEP, a Convenção de Colaboração entre a CCIPS/AO e a Câmara Municipal de Alenquer, e ainda o Protocolo celebrado entre a CCIPS/AO e a AMS – Associação de Municípios do Senegal no âmbito da Formação de Executivos e Intercâmbio intermunicipal.

Segundo o presidente da Comissão Jurídica da direção da CCIPS/AO – Delegação Senegal, M. Chrystian Faye “as pontes que a Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e sua Delegação Permanente em Dacar constroem hoje, serão as bases futuras das relações comerciais e empresariais entre os dois países”.

 

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Novembro de 2018

Related Articles