All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

30 de Dezembro de 2014

Portugal “está muito mais preparado”

Filipe Botton, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, disse no encontro desta segunda-feira que Portugal já fez grandes progressos no que diz respeito à imagem que projeta para o exterior.
Portugal é, “na verdade, um país muito mais preparado do que [a forma] como é visto, muitas vezes, fora de Portugal.” As palavras são de Filipe de Botton, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, naquele que foi o discurso de abertura do segundo encontro anual dos conselheiros, esta segunda-feira, em Cascais.
O administrador da Logoplaste começou por lembrar que uma das principais missões do Conselho da Diáspora, lançado a 26 de dezembro de 2012 – como resultado de um desafio lançado pelo Presidente da República -, é o de “estimular uma nova arquitetura e um novo relacionamento”, para que os gestores de topo espalhados pelo mundo possam fazer “mais e melhor” pela imagem de Portugal no exterior.
“Sentimos que temos feito grandes progressos”, adiantou o presidente do Conselho da Diáspora, acrescentando que um dos objetivos destes encontros é que a diáspora conheça “as grandes potencialidades” do país.
Filipe de Botton adiantou ainda que a diáspora mantém o “empenho de trazer novas ideias para Portugal” e que mantém o repto lançado por Cavaco Silva em 2012, de projetar no exterior a realidade de Portugal.
Esta segunda-feira, decorre o segundo Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, rede mundial de portugueses, onde além dos conselheiros de Portugal no mundo, estão presentes líderes empresarias, membros do Governo e outras personalidades de instituições nacionais. A sessão de encerramento será presidida pelo Presidente da República.
No encontro irão ser lançados dois novos temas, na sequência de discussões do ano passado:
• Portugal como Plataforma de Exportação de Serviços: o que fazer para acelerar;
• Promoção da Doença e Prevenção da Saúde.
Para este encontro, Filipe de Botton, afirmou que “a nossa grande preocupação centra-se em deixar clara a mensagem de que Portugal tem um desafio de crescimento e de investimento que pode ser vencido através de mais ambição e de uma abordagem mais focalizada numa estratégia consistente com os pontos fortes do país (…)”.
O presidente da diáspora disse, ainda, que é ideia da Diáspora “deixar pistas claras – uma sugestão de ‘road map’ – para serem seguidas e que representem as melhores práticas internacionais ao dia de hoje nestas áreas, mas sobretudo que permitam a Portugal crescer de forma mais rápida e sustentada”.
Fundado em dezembro de 2012 com o propósito estreitar as relações entre Portugal e a sua diáspora, o Conselho da Diáspora Portuguesa conta com 71 Conselheiros dispersos por 20 países, com posições relevantes em organizações empresariais, na cultura, ciência e participação política
Por Observador, Ana Pimentel, 22 Dezembro 2014